Vandalismo

Semob-JP recebe denúncia de danos à sinalização viária no Bessa

05/02/2021 | 14:30 | 2330

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) recebeu, na manhã desta sexta-feira (5) uma denúncia, por meio de um vídeo com imagens de um veículo derrubando e furtando cones que estavam na Avenida Argemiro de Figueiredo, no bairro do Bessa. Os equipamentos de sinalização são colocados todos os dias na via para auxiliar na caminhada dos pedestres. O caso será apurado pela diretoria de operações e a assessoria jurídica do órgão para que posteriormente seja realizado um boletim de ocorrência junto à Policia Civil.

De acordo com o superintendente, George Morais, o maior dano está ligado à segurança da população nas vias públicas. “Quando um equipamento de sinalização é furtado ou retirado da via indevidamente, a vida do cidadão é que corre risco. Os cones que colocamos nas vias públicas são posicionados estrategicamente para orientar e facilitar o trânsito, sinalizar desvios, ou bloqueios, e quando é feita sua retirada indevida, a incidência de acidentes pode ser muito maior”, alertou.

A Semob ainda ressalta que, caso seja comprovada a infração/delito, os envolvidos poderão responder pelo crime de furto, que no Código Penal Brasileiro, art.155, prevê a pena de reclusão de um a quatro anos e multa, dentre outros danos penais.

Geralmente, os furtos ocorrem de forma rápida, por isso, dificilmente os infratores são flagrados. Mas, por meio de denúncias e vídeos que são divulgados nas redes sociais, o vândalo pode responder judicialmente por furto ou dano ao patrimônio. “O furto dos nossos equipamentos é algo muito serio, é crime, e o prejuízo financeiro é alto se somado a longo prazo. Cada cone custa em média R$ 58,00 e são comprados com o dinheiro do contribuinte, que se torna o mais prejudicado, ressaltou o diretor de operações, Sanderson Cesário.

Em 2020 – No período de maio a agosto do ano passado, foi constatado o furto de 157 itens de sinalização entre cones, barreiras, tambores e cavaletes. Esse foi o período dos bloqueios dos estacionamentos na orla da Capital para inibir a aglomeração, sendo uma das medidas adotadas para a prevenção da covid-19. Os furtos foram identificados na orla do Cabo Branco, Almirante de Tamandaré, João Mauricio e Arthur de Paiva.

Disk-Semob – A população pode fazer as denúncias pelos números 118 e 98760-2134, que também funciona como WhatsApp.

Pular para o conteúdo