Conscientização

Semob-JP realiza pit stop educativo em alusão ao Dia Mundial do Pedestre

09/08/2021 | 13:30 | 851

Com o objetivo de alertar sobre os cuidados que os motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter com quem está a pé e divide o espaço nas ruas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou, nesta segunda-feira (9), um pit stop educativo para lembrar o Dia Mundial do Pedestre, comemorado no dia 8 de agosto. A ação foi realizada na Av. Hilton Souto Maior, em frente ao Mangabeira Shopping.

Os educadores abordaram pedestres e condutores, distribuíram adesivos e sacolinhas com a mensagem ‘Eu cuido da paz do trânsito’ e orientaram com dicas de segurança para que cada um faça a sua parte com o propósito de tornar o trânsito mais humanizado.

“Nossa campanha visa alertar os pedestres sobre as regras e os locais adequados para se fazer uma travessia segura. Um dos maiores índices de acidentes são ocorrências de atropelamentos, por isso que nossa campanha será focada no pedestre, conscientizando para utilizarem a faixa de pedestre com segurança”, explicou diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário.

O comerciante Antônio Sena, contou que a ação da Semob-JP é muito importante para a orientação tanto de pedestres como também para condutores. “Sempre utilizo a faixa de pedestres com atenção, esperando que os carros parem e depois eu sigo a minha travessia. Além de motorista, sou pedestre e parabenizo a iniciativa da Semob que só acrescenta em nossa educação”, ressaltou o morador do Portal do Sol.

O taxista, com mais de 30 anos de profissão, Valdebal José Vasconcelos, disse que acompanha as campanhas da Semob e que as orientações só fazem somar para o respeito e a responsabilidade que cada um tem no trânsito. “Infelizmente ainda existe muito desrespeito, falta de atenção e excesso de velocidade, que coloca a vida de pedestres em risco. Por outro lado, os pedestres devem sempre sinalizar a sua intenção, olhar se os carros pararam e assim seguirem com segurança”, declarou.

Mesmo com todos os cuidados que os condutores devem ter, os pedestres também devem ter sempre a atenção redobrada e fazer a sua parte se mostrando visível para os motoristas e dando o sinal com o braço, avisando que vai atravessar na faixa de pedestre. Respeitando as normas de circulação e conduta estabelecidas no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores e todos são responsáveis pelos pedestres.

Dados – Segundo o sistema de dados estatísticos ‘Chega de Acidentes’ da Semob-JP, foram registrados 429 atropelamentos nas vias da Capital em 2020. O sistema juntou registros de ocorrências de trânsito da própria Semob-JP, como também da Polícia Civil, Departamento de Medicina Legal, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Batalhão de Policiamento de Trânsito e Corpo de Bombeiros.

Pular para o conteúdo