Preservação de vidas

Semob-JP realiza mais de 260 ações educativas em 2018

29/12/2018 | 15:00 | 1574

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por meio da Divisão de Educação (Died), realizou 267 ações educativas durante o ano de 2018. As atividades foram direcionadas à conscientização da população no respeito às normas de trânsito e à preservação de vidas.

As campanhas educativas abrangem diversas faixas etárias, desde crianças nos primeiros anos de escola, adolescentes, jovens adultos, até as pessoas da melhor idade. Para isso, as ações se desenvolvem nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, faculdades, hospitais e unidades de saúde, empresas, órgãos públicos e também nas ruas, a exemplo das ações nas faixas de pedestres, ciclovias e ciclofaixas.

As campanhas em escolas de destacam, tendo somado 63 atividades. Elas são importantes por possibilitar a atenção ao trânsito desde cedo e por transformar as crianças em multiplicadores deste conhecimento. As ações de rua vêm logo em seguida, com 59 atividades.

Também há a presença da Semob-JP nos eventos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), como o Dia de Brincar, onde os educadores de trânsito montam uma área totalmente voltada para as crianças com teatro de bonecos e simulações. Nesta ação, os pequeninos, por meio de atividades lúdicas e recreativas, aprendem de maneira lúdica a importância de terem um comportamento respeitoso com as leis de trânsito, tornando-se agentes multiplicadores desses ensinamentos na família, na escola e no meio em que vivem.

Para a chefe da Divisão de Educação da Semob-JP, Gilmara Branquinho, as ações educativas buscam uma mudança de comportamento da população e formação de conceitos gerais de civilidade no trânsito. “Acreditamos que a educação é a solução para a redução da violência no trânsito das grandes cidades com a preservação de vidas, por isso, buscamos atingir todas as faixas etárias e sociais, com destaque para as crianças. No próximo ano, vamos intensificar ainda mais nossas campanhas”, afirmou.