Segurança

Semob-JP realiza 1.421 vistorias em veículos de transporte público de janeiro a março deste ano

03/04/2019 | 16:55 | 1418

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realizou no primeiro trimestre deste ano 1.421 vistorias em ônibus, táxi, escolares e veículos de transporte turístico que circulam na Capital. As inspeções são realizadas para garantir a segurança e melhorar a qualidade do atendimento aos usuários.

Na inspeção, são vistoriadas a parte mecânica, elétrica, higienização e conservação dos veículos que vão atender a população. Nos três primeiros meses foram 300 ônibus, 588 táxis, 521 escolares e 12 veículos de turismo.

O superintendente-adjunto da Semob-JP, Wallace Massini, explicou que a vistoria é de extrema importância para a segurança dos usuários que utilizam esses tipos de transportes.

“Na inspeção, são avaliados itens de segurança, equipamentos obrigatórios, higiene, pneus, freios, lanternas, que são componentes essenciais para o bom funcionamento do veículo. A vistoria é obrigatória e anual, com isso, coibimos as irregularidades e assim podemos evitar acidentes”, esclareceu.

No transporte escolar, a vistoria é realizada semestralmente, durante o período de férias escolares. O veículo que não for aprovado na inspeção tem um prazo de acordo com o tipo de irregularidade encontrada no veículo para sanar o problema. No entanto, os itens referentes à segurança e equipamentos obrigatórios devem ser regularizados imediatamente, caso contrário, o permissionário fica impedido de prestar o serviço.

Fiscalização – A Seção de Vistoria (Sevist) informa que os agentes de mobilidade fazem diariamente fiscalizações para coibir a circulação de veículos infratores. Os usuários também podem entrar em contato com a Semob-JP para denunciar algum transporte que esteja de forma irregular pelo 3218-9420 ou 98760-2134 ou por meio do Fale Conosco, no endereço online: serviços.semobjp.pb.gov.br.