Solenidade

Semob-JP participa de sessão especial na Câmara Municipal sobre a campanha Maio Amarelo

21/05/2024 | 15:00 | 64

O “Maio Amarelo e a Paz no Trânsito” foi o tema abordado, na manhã desta terça-feira (21), na sessão especial realizada na Câmara Municipal de João Pessoa. A sessão solene teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de respeitar as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevenir sinistros de trânsito e, principalmente, preservar vidas. A autoria da propositura foi do vereador e presidente da Câmara, Dinho Dowsley.

O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Expedito Leite Filho, participou da sessão e destacou a importância das ações para integrar as forças de segurança viária para que sejam apresentadas mensagens de conscientização e respeito ao trânsito.  “Ótima iniciativa da Câmara Municipal, que é a casa do povo, em buscar mais paz, tolerância e humanidade no trânsito em nossa cidade. A nossa equipe de educadores está nas ruas e nas instituições recebendo uma resposta bastante positiva da sociedade”, ressaltou.

De acordo com o vereador Dinho, o propósito da sessão especial foi unir vários segmentos da sociedade e os órgãos da segurança viária para debater as questões voltadas para uma mobilidade mais segura e eficaz. “A solenidade visou potencializar a discussão sobre a necessidade de maior atenção das pessoas às leis de trânsito e a busca pela tão desejada paz no trânsito na Capital em no estado da Paraíba”, declarou.

Segundo dados do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (Cemat), comitê criado em setembro 2022 pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), entre os anos de 2022 e 2023, houve uma redução de aproximadamente 30,19% no número de óbitos por sinistros de trânsito em João Pessoa. E ainda segundo o Comitê, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou em 2023 o quantitativo de 4.829 ocorrências de trânsito. Sendo que em 2022 foram 106 mortes e em 2023, o registro de 74.

Estiveram presentes na solenidade, os representantes da Semob-JP, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

Cemat – O Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito tem por objetivo reduzir sinistros e, consequentemente, lesões e mortes, preservando vidas, por meio da integração de dados estatísticos coletados por cada órgão integrante As reuniões do Cemat são realizadas na sede da Semob-JP com o propósito de estudar as causas e a prevenção de sinistros de trânsito, para desenvolver ações que possam promover mais segurança viária para todos.

A Divisão de Educação para o Trânsito (Died) da Semob-JP segue com as atividades dentro da campanha Maio Amarelo.

Confira a programação de 22 a 24 de maio:

Dia 22 de maio

Colégio Intensivo (Cruz das Armas)

Horário: Manhã e Tarde

Dia 23 de maio

9h – Ação no Eco Parque (BR-101/Mussuré)

9h30 – Ação no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma)

14h – Palestra no Home Center Ferreira Costa (BR-230/Cabedelo)

14h – Palestra no Hotel Village Premium (Tambaú)

Dia 24 de maio

9h – Palestra durante encerramento do Maio Amarelo de Lucena

14h30 – Palestra na Ferreira Costa Distribuidora (BR-230/ Cabedelo)

Pular para o conteúdo