Segurança viária

Semob-JP implanta ferramenta Sinesp Cad para agilizar ocorrências de trânsito

15/08/2023 | 13:00 | 1244

Com o objetivo de coletar e registrar as ocorrências de trânsito na base nacional e facilitar o atendimento à população, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) implantou o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Sinesp Cad.

O programa está em fase de treinamento para agentes de mobilidade do Centro Operacional de Trânsito e Transportes (Cott) e para os demais em campo. A capacitação iniciou nesta segunda-feira (14) e será concluída nesta sexta-feira (18).

O superintendente da Mobilidade Urbana da Capital, Expedito Leite Filho, ressaltou a importância do sistema para a cidade de João Pessoa integrando vários órgãos de segurança pública e viária do Brasil, garantindo mais agilidade para a mobilidade urbana da cidade. “Com a implantação do sistema, que é fundamental para a integração dos órgãos, teremos dados concretos e fundamentais para facilitar o atendimento das ocorrências e auxiliar o trânsito proporcionando mais fluidez”, afirmou.

Os multiplicadores do sistema Sinesp Cad, o agente de trânsito Mario Franco, da cidade de Palmas, Tocantins; e Renato Aguiar, guarda municipal de Contagem, Minas Gerais, explicaram que o programa registra as ocorrências na base nacional do Ministério da Justiça, onde todos os órgãos de segurança pública vão abastecer a mesma base de dados.

“O sistema vai registrar todos os desempenhos. Os agentes vão receber as ocorrências no próprio celular, por meio de um aplicativo, trazendo mais rapidez ao trabalho. E assim atendendo a população com mais agilidade. E, ainda, vamos integrar os agentes da Semob-JP e da Guarda Municipal, via sistema Sinesp Cad, abrindo um chamando e transferindo as ocorrências de cada órgão competente”, explicou Renato.