No Parque Arruda Câmara

Semob-JP fará abertura da Semana Nacional de Trânsito com ações educativas nesta quarta-feira

17/09/2024 | 16:00 | 62

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), inicia, nesta quarta-feira (18), a edição municipal da Semana Nacional de Trânsito (SNT), campanha que tem como principal objetivo incentivar ações educativas que estimulem a sociedade a manter comportamentos prudentes por um trânsito mais seguro. A abertura oficial da programação ocorrerá às 10h, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).

Neste ano, a temática da campanha será ‘Paz no Trânsito começa por você’, mesmo assunto desenvolvido em 2024 pelo movimento Maio Amarelo, mês considerado de referência para conscientização das pessoas pela redução de sinistros e mortes no trânsito. Para Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, a realização de mais uma edição municipal da SNT é uma grande oportunidade de alertar a sociedade sobre o papel que cada um tem.

“Ao longo do ano realizamos centenas de ações, abordando os mais diversos públicos, e a Semana Nacional de Trânsito chega sempre neste mês de setembro para fortalecermos ainda mais este trabalho junto aos pessoenses e visitantes. Nosso foco principal é mostrar que todas as pessoas, sejam elas crianças, adolescentes, jovens, adultos ou pessoas com mais de 60 anos, têm papel fundamental pela manutenção da segurança da nossa cidade. Também contamos com ações integradas junto aos órgãos parceiros, para que, unidos, consigamos ampliar ainda mais esta campanha”, destacou Expedito Leite Filho.

A programação da edição municipal da Semana Nacional de Trânsito 2024 seguirá com atividades pedagógicas e/ou lúdicas até o dia 25 de setembro (quarta-feira). Entre as ações, destacam-se abordagens e dinâmicas com crianças em escolas e na Bica, curso básico de pilotagem segura com motociclistas previamente inscritos, Seminário do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes e Trânsito, além de comando educativo pela cidade.

Gilmara Branquinho, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died-SemobJP), explica que a programação geralmente inclui o público infantil, pois além de serem multiplicadores das informações aos pais e responsáveis, os pequenos em alguns anos serão os responsáveis pelo trânsito no futuro. “A criançada de hoje, em alguns anos, será o pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista, que estará circulando pelas vias. Para que tenhamos jovens prudentes no trânsito, é preciso que façamos esta conscientização desde cedo também”, frisou.

Segue programação completa:

Pular para o conteúdo