Mobilidade Urbana
Semob-JP destaca a importância do respeito às regras de trânsito para preservar vidas em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
13/11/2020 | 14:41 | 538
O terceiro domingo de novembro foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Para lembrar este dia tão importante, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) destaca ser fundamental o respeito às regras de trânsito para a preservação de vidas.
No Brasil, uma pessoa morre a cada 15 minutos vítima de acidente de trânsito. Nos primeiros três meses deste ano, antes das medidas de isolamento por causa da pandemia, ocorreram 89.028 acidentes de trânsito, foram 9.298 mortos e 59.726 com invalidez permanente (fonte: Seguradora Líder-Dpvat).
Wallace Massini, superintendente da Semob-JP, reforça a importância do respeito às normas para um trânsito menos violento. “Construir um trânsito pacífico e seguro é uma missão que cabe a cada cidadão. É por isso que nesta data relembramos as vítimas de acidentes fatais no trânsito de forma a alertar a população sobre as consequências que pequenas ações podem trazer quando estamos em trânsito. O respeito às regras é fundamental”, destacou.
O fator humano da imprudência na condução de veículo ainda é o que mais preocupa os especialistas em segurança viária. “O cometimento de infrações gravíssimas, a exemplo de avançar o sinal vermelho do semáforo, a placa de pare e o excesso de velocidade, podem resultar em mortes, por isso, recomendamos a prudência e a atenção quando na condução de veículo”, disse Sanderson Cesário, diretor de operações da Semob-JP.
Compromisso – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) cumpre o seu dever com a preservação de vidas no trânsito, investindo em sinalização, fiscalização, campanhas educativas e requalificação de vias. Pedestres e ciclistas também foram beneficiados com os investimentos da PMJP. Atualmente, João Pessoa conta com 2.422 faixas de pedestre, o que garante uma travessia segura. São 85,6 km de malha cicloviária, além dos 11,6 km da ciclofaixa de lazer da Av. Epitácio Pessoa. Desde 2013 já foram implantados 43 novos quilômetros, o maior investimento em transporte ativo na história da Capital.
-
Texto: Jomar Brandão
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
semob -
Tags
mobilidade semob transito transporte