Atividades educativas

Semob-JP abre Semana Nacional de Trânsito com apresentação dos agentes mirins no Parque da Bica

16/09/2019 | 15:29 | 1944

Com o tema, “No trânsito, o sentido é a vida”, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai realizar, a partir das 9h desta quarta-feira (18), a abertura da Semana Nacional do Trânsito. O evento acontece no Parque da Bica, onde será apresentada a programação das atividades educativas e o projeto Agentes Mirins.

Na abertura, os alunos da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado farão uma apresentação do projeto Agentes Mirins, o qual tem o objetivo de capacitar estudantes das escolas municipais, visando a participação de toda a comunidade escolar para melhorar o convívio social do espaço público. A proposta surgiu com a identificação de problemas nas imediações das instituições de ensino e a necessidade de solucioná-los para um trânsito mais humanizado.O projeto Agentes Mirins é uma parceria da Semob com a Secretaria de Educação (Sedec).

“Essas atividades da Semana Nacional de Trânsito são importantes para que, com o trabalho educativo, sejamos multiplicadores de bons exemplos como cidadãos e bons condutores. Isso contribui para a formação de um ambiente que estimule a mudança de comportamento das pessoas com o objetivo principal de valorizar a vida”, explicou o superintendente da mobilidade, Adalberto Araújo.

O Novo Parque Arruda Câmara (Bica), nos dias 18, 19, 20, 24 e 25 de setembro,vai receber as atividades em dois turnos. As equipes de Educação para o Trânsito da Semob estarão recepcionando as crianças das escolas da Rede Municipal de Ensino e das creches para a realização de atividades lúdicas, envolvendo teatro de fantoches, jogos educativos, pintura facial, trilha ecológica e entrega de kits educativos.

A chefe da Divisão de Educação, Gilmara Branquinho, falou que a Semana Nacional de Trânsito, que este ano está com o foco nas crianças, é um evento que chama a atenção da sociedade para construir conceitos de mobilidade segura e cidadania ativa.  “Não basta trabalhar o tema apenas durante o evento, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, de forma contínua, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população”, declarou a educadora.

“No trânsito, o sentido é a vida”– O tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº771/19, propõe o envolvimento direto da sociedade nas atividades e uma conscientização sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Evento: Lançamento da Semana Nacional de Trânsito

Data: quarta-feira (18 de setembro)

Local: Parque da Bica