Mais qualidade de vida

Semhab leva grupo de mães de residenciais para manhã cultural no cinema

24/05/2023 | 15:00 | 535

Um grupo com 172 mães de residenciais da Prefeitura de João Pessoa teve uma manhã diferente nesta quarta-feira (24). Fugindo completamente do cotidiano, elas participaram de uma atividade cultural no cinema do Shopping Mangabeira, quando tiveram a oportunidade de assistir ao filme Guardiões das Galáxias. A manhã cultural foi apenas mais uma atividade dentro da programação do ‘Mês das Mães’, organizada pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), que realiza um trabalho social com os moradores dos residenciais construídos pelo Programa Habitacional do Município.

A secretária de Habitação da Capital, Socorro Gadelha, explicou que a Semhab faz um trabalho social, cujo objetivo é valorizar essas mulheres que são donas de casa e muitas delas não conheciam o shopping ou nunca tinham ido a um cinema, pois levam a vida cuidando da família nas atividades domésticas. “São mulheres que não têm acesso à cultura e nossa equipe técnica e social faz o acompanhamento, com a promoção de atividades físicas, recreação e lazer e nossas assistentes sociais vivem em contato permanente com elas, pois o nosso grande objetivo é a valorização e o empoderamento dessas mulheres e, com isso, elevar a autoestima delas”, afirmou.

Ela também agradeceu a parceria com o Cinépolis, que abriu as portas do cinema para receber essas mães, quando tomaram conhecimento do trabalho realizado pela Prefeitura. “O prefeito Cícero Lucena sempre tem dito que a gestão tem oferecido mais do que uma moradia, uma mudança de vida para melhor, já que parte dessas famílias vivia em ocupações ou em comunidades em condições precárias e quando foram morar em nossos residenciais passaram a ter uma qualidade de vida muito melhor. Então, estamos sempre em parceria para oferecer o melhor aos moradores”, comentou.

O gerente do Cinépolis do Shopping Mangabeira, Jonh Kennedy, disse a Cinépolis já faz um trabalho social e foi uma satisfação receber as mães, e depois de conhecer o projeto social da Semhab, acolheu a proposta de abrir o cinema para essas mulheres. “Nós já temos uma política social, com o projeto ‘Vamos à Cinépolis’, cujo objetivo é atingir o público que não frequenta as salas de exibição. O projeto estava suspenso por causa da pandemia, mas que está voltando e agora fez essa parceria com a Secretaria de Habitação de João Pessoa”, disse.

O secretário executivo de Habitação, Beto Pirulito, contou que o trabalho social feito pela Semhab é realizado através do Programa Pós Ocupacional, com a promoção de várias atividades e o objetivo é oferecer às pessoas uma oportunidade de mudar de vida. “Nós conhecemos a realidade dessas pessoas que moravam em condições precárias e quando se mudaram para os residenciais construídos pelo Programa Habitacional do Município, estão tendo a oportunidade de ter uma vida melhor”, frisou.

A atividade cultural reuniu 172 mulheres, moradoras dos Residenciais Vista Alegre e Colinas de Gramame, no bairro Colinas do Sul, Saturnino de Brito, no Varadouro, e Novo São José. Roseli Fernandes da Silva é moradora do Residencial Vista do Verde, e disse que não ia a um cinema há mais de 10 anos. “A minha vida mudou depois que eu ganhei meu apartamento, por isso sou muito agradecida à Prefeitura e à equipe Social da Semhab, que tem nos proporcionado momentos de grande alegria e isso tem servido de incentivo, nos ajudando a superar os nossos problemas dentro de casa”, ressaltou.