Conhecimento

Semana Nacional do Trânsito conclui com atividades educativas no Celeiro Espaço Criativo

25/09/2018 | 15:31 | 2542

A Semana Nacional de Trânsito, promovida pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), encerra nesta terça-feira (25) com atividades educativas no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano. Neste dia 25 de setembro também é comemorado o Dia Nacional do Trânsito, que passou a ser celebrado após a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, que renovou as regras de trânsito e regulamentações para melhorar a segurança e as condições de tráfego de veículos e pessoas.

Com o tema “Nós somos o trânsito”, a proposta da semana, iniciada no dia 19 de setembro, foi a de envolver toda a sociedade na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo para que todos os condutores, ciclistas, pedestres e passageiros optem por um trânsito mais seguro.

Neste último dia, os alunos com idade de quatro e cinco anos do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Karina Zagel foram recebidos pelos educadores, que realizaram pinturas faciais de placas de trânsito, pintura de desenhos, teatro de dedoches, simulação de como fazer uma travessia segura na faixa de pedestre, uso correto da cadeirinha nos veículos e demais regras de trânsito.

Já no turno da tarde, os oito educadores vão receber os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Edwar, que têm sete e oito anos de idade. Os estudantes vão participar de jogos educativos, assistir ao teatro de fantoches e visitar as exposições artísticas. Por dia, cerca de 100 crianças participaram das atividades nos dois turnos.

Na avaliação da chefe da Divisão de Educação da Semob, Gilmara Branquinho, as atividades foram muito proveitosas, com uma interação maior entre os educadores e as crianças. “Com essas ações fora da sala de aula, os pequenos ampliam mais os conhecimentos com informações mais específicas sobre o trânsito para cada faixa etária”, contou.

A professora do Crei Karina Zagel, Crizélia Bezerra, falou da importância dessa ação para as crianças. “Essa interação fora da sala de aula é muito importante tanto para elas como para nós professores, pois saímos com mais conhecimentos sobre o trânsito e colocaremos em prática na sala. É uma aprendizagem riquíssima”, declarou.

Embora as ações sejam intensificadas durante a semana, a Semob-JP promove, ao longo do ano, palestras e visitas educacionais nas escolas e Creis para transmitir e conscientizar as crianças para um trânsito mais seguro e humanizado.