Agricultura familiar

‘Semana do Pescado’ da Cecaf é opção para quem procura produtos de qualidade com preços acessíveis

31/03/2021 | 09:00 | 1799

A Semana do Pescado, evento promovido pela Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) em parceria com União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), é uma boa opção para quem procura manter a tradição de comer peixe durante a Semana Santa. A feira pode ser visitada até o próximo sábado (3), a partir das 5h até o meio-dia, no prédio da Cecaf, que funciona no conjunto José Américo.

Além do peixe, outros produtos agroecológicos, como camarão, marisco, frutas e verduras orgânicas, também podem ser encontrados no local diretamente dos agricultores familiares oriundos de cidades da Grande João Pessoa e outros municípios paraibanos.

Uma delas é dona Margarete Izidro, moradora do Muçumagro, que há cinco anos comercializa frutas e verduras no local. Ela disse que nos últimos dias, devido à proximidade da Semana Santa, a procura pelo coco seco cresceu muito entre os consumidores.

Margarete elogiou a iniciativa do prefeito Cícero Lucena e do secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Fábio Carneiro, em promover o evento que visa incentivar a agricultura familiar. “O prefeito Cícero e o secretário estão de parabéns pela organização do evento, que já é um sucesso. Recebemos aqui consumidores praticamente de toda a cidade, que vêm em busca de produtos mais saudáveis e a preços mais em conta”, afirmou.

Preços acessíveis – A coordenadora da Cecaf, Thayara Ferreira, destacou a qualidade e o preço dos produtos como diferenciais para a população que frequenta o espaço. “Os produtos que são comercializados pelos agricultores da Cecaf, além de estarem totalmente livre de agrotóxicos, são em média 56% mais baratos que os supermercados, uma vez que o produtor comercializa diretamente ao consumidor final sem que estes tenham a figura do atravessador como intermediário na negociação”, afirmou.

Medidas de prevenção – Para ter acesso à feira, é necessário observar todos os protocolos de segurança, como uso de máscara, álcool a 70% e distanciamento social.

Localização – A Cecaf está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, no José Américo. As feiras funcionam atualmente às quintas e sábados, das 05h às 12h.