Atenção Básica

Semana do Bebê segue até a próxima sexta-feira nas Unidades de Saúde da Família

25/05/2022 | 15:00 | 1069

As ações da ‘Semana do Bebê’ da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa seguem até a próxima sexta-feira (27) em Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. A programação conta com atividades educativas e oferta de serviços para os bebês, pais, gestantes e puérperas.

Nesta quarta-feira (25), a USF José Américo Integrada disponibilizou aos usuários uma oficina de primeiros socorros em casos de engasgo e sufocamento, workshop de shantala e rodas de conversa sobre introdução alimentar, saúde mental, autocuidado e autoestima. Na USF Saúde em Ação, no Ernesto Geisel, foram ofertados atualização do esquema vacinal e roda de conversa sobre amamentação exclusiva e higiene bucal do bebê.

A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança da SMS, Julienne Lima, incentiva os pais e mães a comparecerem às unidades mais próximas de suas residências que tiverem programação. “Está sendo uma semana com diversas atividades de orientações que são muito importantes para a saúde do bebê e também para os cuidadores, além dos serviços que proporcionam um cuidado integral à criança”, destacou.

Nesta quinta-feira (26), a USF Cordão Encarnado II, em Jaguaribe, vai oferecer oficina com doulas, palestra sobre escovação infantil, café da manhã e distribuição de kits de enxoval para gestantes. Já na sexta-feira (27), a USF Timbó promoverá uma roda de conversa sobre TDAH e Transtorno do Espectro Autista. Outras unidades também contarão com programações até o final da semana.

Semana do Bebê – Normalmente, realizada na última semana do mês de maio, a ‘Semana do Bebê’ tem a finalidade de reforçar a importância de garantir o desenvolvimento da criança na Primeira Infância (do nascimento aos seis anos de idade). Durante toda a semana, são realizadas atividades em diversos serviços, de modo intersetorial, principalmente na Atenção Básica, que é a porta de entrada para a Rede Pública de Saúde, e nos Centros de Referência de Educação Infantil, através das equipes do Programa Saúde na Escola.