Saúde
Semana de Doação de Leite Humano acontece até esta sexta-feira no Instituto Cândida Vargas
19/05/2022 | 19:00 | 647
A gratidão é uma motivação para que o ato de fazer o bem continue na sociedade. Pensando nisso, o Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, nesta quinta-feira (19), um café da manhã para as mães doadoras com o intuito de agradecer o gesto tão cheio de amor e carinho que elas têm junto ao banco de leite da maternidade. Finalizando a programação da Semana de Doação de Leite Humano, acontece nesta sexta-feira (20), às 9h, uma palestra com o tema‘Doação de Leite Humano: O que podemos fazer mais?’.
“Foi uma manhã muito agradável em que podemos trocar várias experiências e ouvir a opinião de várias mães. Tanto as doadoras como as mães que estão na Casa Mãe Bebê, participaram do café da manhã. Foi emocionante ver as doadoras conhecendo algumas das mães que os filhos estão na UTIn e UCIn e que recebem os leites doado”, contou a coordenadora do Banco de Leite do ICV, Malu Tavares.
A vontade de ajudar outros bebês e suas mães foi o que motivou Bárbara Patrícia a fazer a escolha de doar seu leite para um banco. “Saber que eu estava oferecendo um leite supernutritivo e extremamente adequado a outras crianças me motivou a doar. Algumas vezes o cansaço era intenso, mas eu me esforço porque tinha um conhecimento prévio muito sólido dos benefícios do leite materno para os recém-nascidos”, disse.
Para doar, basta que a mãe apresente excesso de leite e seja saudável. A restrição são mulheres usuárias de drogas ou que estejam tomando algum medicamento contraindicado. Se for fumante, não pode consumir mais de 10 cigarros. Para garantir a boa produção de leite, é preciso beber pelo menos dois litros de água ou outros líquidos por dia, se alimentar bem e descansar.
Mais do que oferecer alimento a quem precisa, fazer a escolha de doar leite materno é formar uma corrente de amor em que todos saem beneficiados. Além de auxiliar na manutenção e no aumento da própria lactação, a doadora oferece qualidade de vida para os bebês que receberão esse leite. Para o recém-nascido, esse leite representa vida. E para quem doa, saúde e bem-estar.
A campanha, que traz o tema ‘Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor’, tem o objetivo de sensibilizar as mães sobre a importância de doar leite durante todo o ano, visando o aumento no número de novas doadoras voluntárias e do volume de leite humano coletado e distribuído.
Como doar – As interessadas em doar leite materno devem ligar no 3214-1390 ou entrar em contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento.
O leite doado, quando chega ao banco, recebe todo o processo de qualidade e avaliação para depois ser distribuído para os bebês prematuros, com critérios de distribuição solicitados pelo médico, nutricionista e pediatra responsáveis pelo plantão. O leite tem que ter a caloria e acidez necessária para o bebê.
Programação semana mundial de doação de leite:
Sexta: – Palestra: Doação de Leite Humano: O que podemos fazer mais?
-Homenagem às doadoras de leite humano