Bem-estar animal

Semam vai atuar com um ‘castramóvel’ para reduzir a população de animais de rua

05/04/2022 | 13:30 | 1734

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa está em processo de licitação para adquirir um ‘castramóvel’. O veículo, um trailer, é adaptado para a realização de cirurgias de castração em gatos e cachorros e tem o objetivo de contribuir para a redução da população de animais de rua.

A aquisição do ‘castramóvel’ está sendo feita pela coordenadoria de Políticas de Bem Estar Animal e Ambiental da Semam. O equipamento será vinculado ao Hospital Público Veterinário, que está em construção e terá três espaços de atendimento, com sala para pré-operatório, sala cirúrgica e pós-cirúrgico.

Segundo Carlos Ítalo Suassuna de Oliveira, coordenador de Políticas de Bem Estar Animal da Semam, o ‘castramóvel’ deverá agilizar as ações de esterilização. “Nosso principal objetivo é reduzir a população de animais de rua, contribuindo assim para a qualidade de vida dos bichos. O trailer vai circular pela cidade, principalmente nos pontos que são reconhecidamente como áreas de abandono de animais, como mercados públicos”, concluiu.

O primeiro ‘castramóvel’ de João Pessoa também deverá estar presente nas ações pelos bairros, como eventos de adoção e campanhas de vacinação, priorizando a população que não tem acesso ao atendimento médico veterinário. Os tutores que procurarem o ‘castramóvel’ também serão orientados sobre os cuidados com os bichos.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o ‘castramóvel’ é uma das diversas ações da política ambiental da gestão. “Estamos trabalhando para que João Pessoa se mantenha como uma cidade que ofereça qualidade de vida para a população e também para nossos animais. Com as campanhas de esterilização vamos reduzir a população de animais de rua e ainda reduzir os riscos de doenças, tanto dos bichos quanto das doenças transmitidas dos animais para a população”, concluiu.

O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves do mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). São 139,3 milhões de bichos de estimação.

Pular para o conteúdo