Sustentabilidade

Semam reutiliza galhos recolhidos durante Poda Programada na compostagem

12/09/2019 | 11:50 | 1180

Reduzir a produção de resíduos e tornar os processos de arborização urbana sustentáveis. É com esse objetivo que a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) trabalha na compostagem dos resíduos coletados durante a Poda Programada.

A Poda Programada é realizada pelas equipes da Semam, em diversos pontos da cidade, seguindo os padrões da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), retirando o mínimo possível de galhos das árvores. Esses galhos são triturados na mesma hora em que são retirados das árvores e seguem para o Viveiro Municipal de Plantas Nativas. Lá recebem um tratamento na compostagem para serem usados no preparo das mudas do plantio urbano.

A compostagem transforma a matéria orgânica em adubo natural. Esse composto pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, no plantio urbano, substituindo o uso de produtos químicos. No Viveiro Municipal os resíduos, recolhidos durante a Poda Programada, são empilhados em um local onde há ocorrência de Sol e sombra. Os viveiristas utilizam esse material, misturado com terra e barro, no preparo das mudas de árvores nativas.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, ressaltou que a compostagem é um, de vários processos, em que a Semam atua tendo como foco principal a sustentabilidade. “Além de economizarmos, porque não precisamos comprar adubo químico, geramos o mínimo de resíduo possível, fazendo da Poda Programada uma ação extremamente importante para a manutenção do patrimônio ambiental da nossa cidade”, concluiu.

Todo o processo é supervisionado pelo biólogo Carmelo Edson da Nóbrega, coordenador do Viveiro Municipal e é realizado por pelo menos três viveiristas, que são responsáveis por preparar as mudas de árvores.

O Viveiro Municipal de Plantas Nativas fica na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº – Valentina Figueiredo, em frente ao Sesc Gravatá e funciona das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira.