Urbanização e paisagismo

Semam realiza plantio de mudas nativas no canteiro central da Avenida Ruy Carneiro

27/09/2024 | 14:30 | 25

Os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa plantaram, nesta sexta-feira (27), 20 mudas de árvores nativas no canteiro central da Avenida Ruy Carneiro, um dos principais corredores da Capital. A ação faz parte do projeto de requalificação da via.

As novas mudas nativas são de ipês roxo, rosa, amarelo e branco que em, aproximadamente, cinco anos darão sombra, flores e beleza a toda extensão da avenida.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o plantio faz parte das medidas compensatórias pela retirada de dezessete árvores durante as obras de requalificação da avenida. “Com as 20 mudas dessa semana completamos o replantio de 60 árvores no total, seguindo com o compromisso de cuidar do nosso patrimônio ambiental”, ressaltou.

As mudas, produzidas no Viveiro Florestal da Secretaria de Meio Ambientes, têm dois metros de altura e em cinco anos já darão sombra, podendo chegar a 30 metros ao longo da vida. Os ipês são árvores nativas da Mata Atlântica, principal bioma da cidade de João Pessoa e são conhecidas pela floração exuberante.

Além do plantio foram instalados nas mudas um QR Code. “OsQR Code são informativos. Através deles a população pode chegar com o celular e abrir a página da Prefeitura de João Pessoa e ter acesso as informações básicas sobre a árvore, desde fotos, nome científico, nome popular, desenvolvimento da árvore, altura, entre outras informações”, explicou Martinho Queiroga, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam. De acordo com ele, o QR Code é provisório, quando as árvores chegarem na fase adulta, em torno de cinco metros, serão retirados e a Prefeitura vai instalar placas com informações sobre as espécies plantadas.

Com o plantio de ipês roxo, rosa, amarelo e branco a cidade vai contar com um corredor de beleza exuberante, além de benefícios para a saúde da população. “Essas árvores quando chegarem na sua fase adulta, quando estiverem floridas e com sua copa frondosa, vão promover impactos diretos na temperatura, podendo baixar até dois graus na temperatura da avenida com o sombreamento. As árvores vão formar um corredor verde”, ressaltou Martinho Queiroga.

Luciano Francisco Alves, que trabalha com serviços gerais numa clínica de saúde, na Avenida Ruy Carneiro, disse que gostou muito do projeto de reurbanização da via. “Foi muito bom. O alargamento ficou ótimo para melhorar o trafego de veículos. Outra coisa foi resolver o problema de esgoto que tinha na via e empossava água aqui na frente do prédio. E o plantio dos ipês vai ficar muito bonito”, disse.

Arthur Rodrigues trabalha como manobrista em um prédio localizado na via. Ele ressaltou que as obras na Ruy Carneiro, além de melhorar o trânsito de carros, vai melhor também para os ciclistas. “Todos os dias passam muitas pessoas por aqui de bicicleta. Atualmente estão passando pela calçada, mas quando a obra estiver concluída vai ficar muito bom. E o plantio das árvores vai melhorar muito porque o nosso clima tá muito quente e é sempre bom termos árvores para aliviar o calor”, destacou.

Dentro do projeto de reurbanização da avenida, através da Secretaria de Meio Ambientes estão sendo implantados outros corredores verdes na cidade, a exemplo das avenidas Epitácio Pessoa com o plantio de 300 mudas, mais 200 mudas na Avenida José Américo de Almeida (Beira Rio) e 2.126 coqueiros na Orla de João Pessoa. A meta futura é ampliar o projeto nas praças e nos parques com o plantio de frutíferas para beneficiar a população na Capital.

Infraestrutura – O plantio das mudas nativas faz parte do projeto de padronização e urbanização da Avenida Ruy Carneiro, que envolve além da Semam, a Secretaria de Infraestrutura, com as etapas de drenagem, recapeamento, alargamento da via e ciclofaixas. Segundo informações da Seinfra, as etapas de drenagem e o recapeamento já foram concluídas e está em processo de licitação o alargamento da via e as ciclofaixas.


Pular para o conteúdo