Cuidando da cidade

Semam promove replantio de árvores no Bairro das Indústrias e em Jaguaribe

07/05/2021 | 12:20 | 1076

José Gomes da Rocha Filho, mais conhecido como Zé Rocha, é comerciante e mora há 40 anos na Avenida Doze de Outubro, em Jaguaribe. Na frente da casa dele tinha dois jacarandás, que morreram. Para substituir as árvores, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa replantaram, nesta sexta-feira (07), duas mudas de ipê rosa. A mesma ação que foi feita na rua do comerciante também aconteceu no Residencial Vista Verde I e II, construídos pela Prefeitura no Bairro das Indústrias.

Em aproximadamente três anos as árvores em frente à casa de Zé Rocha estarão dando sombra. Para ele, a árvore só vai proporcionar coisas boas. “Jaguaribe é um dos bairros mais tranquilos de João Pessoa e pra gente é uma alegria grande ter de volta, na nossa calçada, mudas de árvores como os ipês. Vão dar sombra, diminuir a temperatura e ainda deixar a rua mais verde. Só em ter isso já melhora muita coisa”, destacou.

Já no Vista Verde I e II, os técnicos da Semam replantaram doze mudas de ipê rosa e sapucaia. As árvores têm aproximadamente dois metros e em três anos estarão dando sombra nos residenciais, contribuindo para deixar a temperatura mais amena, oferecendo conforto ambiental para os moradores.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o replantio é uma das ações da política ambiental da gestão. “Quando replantamos provocamos uma série de benefícios. O bairro fica mais agradável e estimulamos a educação ambiental entre os moradores, que passam a cuidar daquela árvore. É uma ação que contribui para a qualidade de vida das pessoas”, concluiu.

As mudas de árvores, utilizadas no plantio urbano, são produzidas pelos técnicos do Viveiro Florestal de João Pessoa. Os viveiristas e jardineiros fazem o transporte das mudas num caminhão, com todo cuidado para que os galhos se mantenham firmes e não ocorra desfolhamento, abrem as covas, preparam a terra e encaixam as mudas. Todo o processo é acompanhado pelo engenheiro agrônomo da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar)  da Semam, Martinho Queiroga Salgado Sobrinho e pelo biólogo  do Viveiro Florestal, Carmelo Edson da Nóbrega.

Pular para o conteúdo