Semana do Meio Ambiente

Semam promove plantio e ações de Educação Ambiental na Escola Municipal Leonel Brizola

04/06/2019 | 11:56 | 1705

Estudantes da Escola Municipal Leonel Brizola participaram nesta terça-feira (4) de uma atividade de Educação Ambiental, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Deivid de Melo Santana tem 13 anos, mora na Torre e cursa a oitava série na Escola Municipal Leonel Brizola. Ele ajudou a plantar uma muda de ipê no ambiente da escola e vai ficar responsável por cuidar da árvore. “Lá em casa não tem árvore, mas eu fiquei muito feliz de participar do plantio aqui e de adotar a muda – vou tomar cuidado e colocar água”, complementou.

O plantio e as ações de Educação Ambiental mobilizaram os estudantes que, junto com os educadores do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, interagiram com animais, receberam informações sobre comportamento das serpentes e o quanto elas são importantes para o equilíbrio da fauna e flora.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Djalma Castro, acompanhou as atividades e destacou o quanto é importante a interação dos técnicos com estudantes. “Esse é um momento em que nossos temas ganham um caráter mais transversal. É muito importante partilharmos conhecimentos sobre meio ambiente num espaço educacional. Estamos fortalecendo a sensibilização para os temas que dizem respeito sobre o nosso presente e o nosso futuro também. Por isso é tão importante estar junto das crianças e jovens”, concluiu.

A Semana do Meio Ambiente 2019 está sendo realizada pela Semam, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e envolve uma série de atividades. Cada Dia Mundial do Meio Ambiente é organizado com um tema, que chama a atenção para uma preocupação ambiental urgente. A Semam vai acompanhar o tema da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2019 tem como mote “Poluição do Ar”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas para impulsionar a sensibilização e encorajar ações em todo o planeta em prol da proteção do nosso meio ambiente. Desde que foi instituído, em 1974, o evento cresceu e virou uma plataforma global celebrada em mais de 100 países.  Veja a programação da PMJP acessando o link  http://twixar.me/ggSn