Recuperação ambiental
Semam promove evento de limpeza e educação ambiental no Parque das Trilhas
23/04/2024 | 20:00 | 197
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), como apoio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), promoveu, na manhã desta terça-feira (23), ações de limpeza e educação ambiental na área conhecida como Parque das Trilhas. A atividade contou ainda com apoio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Batalhão de Polícia Ambiental e ATR – Soluções em Resíduos, empresa que trabalha com coleta e tratamento de resíduos da construção civil.
A ação teve como principal objetivo a retirada de aproximadamente 200 m³ de resíduos sólidos, chamados tecnicamente de Classe A, provenientes de descarte ilegal de resíduos da construção civil (RCC). O Parque das Trilhas fica numa APA (Área de Proteção Ambiental), cujo acesso é feito pela PB-008. Esse resíduo foi coletado pelos técnicos da Seinfra e encaminhados para a ATR – Soluções em Resíduos, que vai separar e reaproveitar o material coletado na usina de beneficiamento da empresa.
Para Alex Rodrigues, coordenador de Projetos da Semam, esse evento mostra como é importante articular parceiros de diversas áreas de atuação. “Não fazemos nada sozinho e só a reunião de tantos parceiros pode contribuir para minimizar esse tipo de problema, que é grave, o descarte de resíduos em APA, nós só temos que agradecer pela oportunidade de reunir tantos parceiros”, concluiu.
A secretária de Mudanças Climáticas de João Pessoa, Mariestela Viana, destacou a importância de se fazer ação ambiental com ação social. “A educação ambiental faz toda a diferença, não é possível termos um ambiente bem cuidado sem sensibilizar as pessoas e, nesse sentido, a presença da equipe de Educação Ambiental da Sudema faz toda a diferença”, concluiu.
Capitão Cunha, da Polícia Ambiental e gestor da Parque das Trilhas, destacou que aquela área é a área do Pólo Turístico Cabo Branco. “É o nosso patrimônio, a Polícia Ambiental está situada nessa área e temos muito trabalho a ser feito, esse é um problema da região metropolitana. É nossa responsabilidade como órgão público cuidar desse patrimônio”, concluiu.
Taciana Cirilo, coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, destacou que a principal ação da equipe é levar informação sobre o descarte correto dos resíduos. “Nós estamos aqui para sensibilizar as pessoas, esse é o nosso desafio. Há muito o que fazer e precisamos cair em campo pois só a educação pode transformar a vida das pessoas”.
Taciana destacou ainda que a Sudema dispõe de canais de denúncia de crimes ambientais, que podem ser feitas pelos telefones 36901965, 3690 1966 e ainda pelo WhatsApp da Divisão de Fiscalização da Sudema, 9-8844 2191.
Os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam plantaram três mudas de ipês na entrada do Parque das Trilhas. Em aproximadamente três anos as árvores começam a florir e deverão funcionar como um marco na entrada do Parque.
-
Texto: Jô Vital
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
semam -
Tags
meio ambiente Parque das Trilhas semam