A partir desta terça

Semam promove diversas ações educativas e distribuição de mudas em comemoração ao Dia da Árvore

20/09/2021 | 19:30 | 1230

Nesta terça, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore, uma das datas mais importantes do calendário ambiental. Para marcar a data, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa programou uma série de atividades durante toda esta semana. As ações se iniciam nesta terça, a partir das 7h30, com o plantio de vinte mudas de árvores no Parque Parahyba III, bairro do Bessa.

Dando continuidade à programação do dia, a partir das 15h, os técnicos da Semam estarão com a Tenda Verde na Lagoa do Parque Solon de Lucena, distribuindo mudas de árvores nativas com a população e orientando sobre a forma correta de fazer o plantio.

Todas as ações envolvem atividades de educação ambiental. “Nossos técnicos trabalham com informação, explicando quais as espécies de árvores mais adequadas para os espaços disponíveis, como deve ser feito o plantio e os cuidados que devem ser dispensados às mudas”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira.

Programação – Na quarta-feira (22), às 7h30, o plantio será na Escola Municipal Francisco Xavier, no Jardim Oceania, e às 9h na Escola Municipal Leonel Brizola, em Tambauzinho.

Na quinta-feira (23) será feito plantio de 30 mudas de coqueiros no Bessa, a partir das 7h30. Às 14h serão colocadas placas indicativas de Área de Proteção Permanente (APP) e plantio de 15 mudas de árvores entre a Avenida Espírito Santo e a Rua Bancário Francisco Mendes, no Bairro dos Estados. Na sexta-feira (24), a ação será no conjunto Vieira Diniz, com o plantio de cinco mudas de árvores nativas.

Áreas verdes – João Pessoa apresenta uma área de 211,474 km² (IBGE, 2010), sendo 3.439,58 hectares de remanescentes vegetais, com uma média de 47,11m² de área verde por habitante.

A Capital da Paraíba possui ainda 1.060,25 hectares de áreas de manguezais, que fazem parte dos 30,67% do território com cobertura vegetal. A cidade está localizada nos domínios do Mata Atlântica, bioma que ocupa uma área de 11,66% da área total do Estado.

Viveiro florestal – Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que cedeu a área, o Viveiro Florestal foi completamente reformulado e entregue à população em abril deste ano. Dispõe de uma estrutura para produção de mudas, estufa, compostagem e área específica para receber estudantes e pesquisadores, que podem acompanhar todo o processo de produção das mudas de árvores, da coleta, escolha e preparo das sementes até o surgimento das mudas.

Qualquer pessoa pode ir até o Viveiro e pegar até duas mudas de árvores. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Outras informações podem ser disponibilizadas pelo telefone 98645-8430, que é da Divisão de Arborização da Semam.