Cuidando da Fauna

Semam promove ações do Dia Nacional de Urubuzar

12/11/2021 | 12:30 | 812

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa vai promover, nos dias 13, 14 e 15, ações do Dia Nacional de Urubuzar (DNU), em parceria com o Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (MG). A ação tem como objetivo conscientizar os motoristas e a população em geral para a prevenção do atropelamento de animais silvestres nas estradas. Em João Pessoa as atividades contam ainda com a parceria da 1a Companhia da Polícia Rodoviária Estadual – 1a CPRv, Polícia Rodoviária Federal e Posto Opção.

Dados do CBEE revelam que todos os anos mais de 475 milhões de animais selvagens são atropelados no Brasil, aumentando o risco de extinção de espécies. O Time Semam João Pessoa se junta aos times de mais 41 cidades, em 16 estados brasileiros, com mobilizações e atividades de Educação Ambiental, para a prevenção dos atropelamentos. Por que urubuzar? O urubu foi escolhido como símbolo das ações e do aplicativo Sistema Urubu por ser um dos primeiros a localizar os animais nas estradas.

Sistema Urubu – Em 2014 foi lançado um aplicativo para mapear as áreas com maior concentração de atropelamentos, o Sistema Urubu (https://sistemaurubu.com.br). Nestes sete anos de existência o Sistema, que é uma rede social de conservação da biodiversidade, reuniu mais de 50 mil pessoas e mais de 40 mil registros de animais atropelados. Em abril de 2021 o Sistema Urubu foi relançado, podendo ser baixado gratuitamente para Android e iOS.

Em João Pessoa as ações são coordenadas pelo biólogo Cláudio Almeida, chefe da Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, que destacou a importância da atividade. “Todos os seres vivos desempenham um papel imprescindível para a vida no planeta. O que a Semam programou, para este Dia Nacional de Urubuzar, é uma ação de sensibilização, de educação ambiental sobre impactos de rodovias e ferrovias na nossa biodiversidade. Nosso objetivo é despertar nas pessoas, nos motoristas, a consciência para a importância da vida no planeta”, concluiu.

13/11/2021 – Sábado – Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica

8h às 12h e 13h às 17h: Educação Ambiental com panfletagem, mostra de espécies no plantel da Bica,  vítimas de atropelamentos e atividades lúdicas e educativas.

14/11/2021  – Domingo

8h às 12h:  Panfletagem na BR 230 – Posto Opção – Equipe 1.

Panfletagem na BR 101 – Posto da Polícia Rodoviária Federal – Equipe 2.

Educação Ambiental com panfletagem, mostra de espécies no plantel da Bica, vítimas de atropelamentos e atividades lúdicas e educativas.

15/11/2021 – Dia Oficial – Segunda-feira

8h às 12h:  Panfletagem na BR 230 – Posto Opção – Equipe 1.

Panfletagem na BR 101 – Posto da Polícia Rodoviária Federal – Equipe 2.

13h às 16h: Panfletagem na PB 008 – Posto da 1a Companhia da Polícia Rodoviária Estadual– 1a CPRv – Equipe 3.