Trilha e Educação Ambiental

Semam promove ação com estudantes em parceria com SOS Rio Cuiá

16/09/2019 | 10:35 | 1620

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com educadores da organização não governamental SOS Rio Cuiá, promoveram na manhã desta  segunda-feira (16), uma trilha com ações de Educação Ambiental para aproximadamente 60 estudantes da Escola Estadual Cônego Francisco Lima.

A trilha foi feita numa área verde, anexa à sede da SOS Rio Cuiá, no bairro do Cuiá, entre as ruas Praia de Jacumã e Praia do Bessa. Durante o percurso os técnicos falaram sobre a importância da preservação das áreas verdes, em como elas contribuem para a qualidade de vida da população, preservando a rede de água, diminuindo a temperatura dos ambientes, além de contribuírem com a beleza da paisagem da cidade, oferecendo conforto ambiental.

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente, Djalma Castro, “essa ação está relacionada a uma série de atividades que estamos fazendo essa semana e que vão culminar com o Dia da Árvore, 21 de setembro, no próximo sábado, quando vamos distribuir mudas e fazer plantio pela cidade de João Pessoa”, concluiu.

O engenheiro florestal Yuri Araújo, diretor da Diretoria de Estudos e Pesquisa (Diep) da Semam, esclareceu que as ações com estudantes são extremamente importantes. “Quando saímos das salas de aula e vamos para o campo, as informações são assimiladas com mais força. Isso sem falar que é muito mais divertido aprender em contato com a natureza, ao ar livre”, concluiu.

No próximo sábado, 21 de setembro, Dia da Árvore, toda a equipe da Semam estará em campo, promovendo plantio pela cidade e distribuindo mudas de árvores, produzidas pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

Plantio urbano – Este ano a Semam deve plantar e distribuir 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018, foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

 

 

 

 

 

Pular para o conteúdo