Educação ambiental

Semam planta árvores nativas na Escola Municipal João XXIII no Alto do Mateus

27/09/2019 | 15:46 | 1223

As equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) farão o plantio de mudas de árvores nativas na Escola Municipal João XXIII, no Alto do Mateus, nesta segunda-feira (30), como parte das ações de educação ambiental.

Será feito o plantio de quinze mudas de árvores, preparadas pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, da PMJP. A equipe de educadores ambientais do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) da Bica também acompanhará os estudantes, com explanações sobre a importância das áreas verdes para as cidades, envolvendo crianças e adolescentes no plantio.

Também participam os técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam. A equipe é formada por biólogos, arquiteto, gestor ambiental, geógrafos e engenheiro florestal, que trabalham em todas as ações da Semam, do licenciamento à fiscalização.

No caso do plantio nas escolas, os técnicos fazem um planejamento prévio, utilizando imagens de satélite, localizando as escolas potenciais. Em seguida, fazem vistoria para coleta de dados in loco, elaborando projeto arquitetônico de arborização, seguindo normas técnicas. Ainda é feito um diálogo com a direção das escolas, para agendamento da ação, que é feita em parceria com equipes do Viveiro e do Cepam.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que “o plantio nas escolas é sem dúvida uma ação de extrema importância, porque é uma atividade de educação ambiental. Não fazemos apenas o plantio, que por si só já é importante. Nós mobilizamos estudantes e profissionais das escolas, que são sensibilizados, que se sentem responsáveis por aquela árvore que estão ajudando a cultivar. Estamos contribuindo para a mudança de mentalidade em relação à preservação de nossas áreas verdes”, afirmou.