Trote Verde

Semam participa de ação ambiental promovida pela UFPB para recepcionar novos alunos

16/08/2021 | 16:00 | 1002

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa participou, na manhã desta segunda (16), do Trote Verde, promovido pela Comissão de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, na Capital.

O Trote Verde teve o objetivo de mobilizar e recepcionar, simbolicamente, os estudantes que estão iniciando hoje, com aulas remotas, o semestre 2020.1. O plantio foi feito no Jardim de Cura, que fica no Departamento de Fisioterapia. O Jardim é um espaço planejado para auxiliar no tratamento de crianças usuárias da Clínica de Fisioterapia da UFPB.

O professor Joácio Moraes, presidente da Comissão de Gestão Ambiental, destacou que o Trote Verde contou com a participação de 30 feras, indicados pelos centros acadêmicos, representando alguns dos cursos da instituição. “Nós promovemos uma ação simbólica, respeitando todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 e por esta razão fizemos uma ação com número restrito de participantes. É uma forma de acolher os novos alunos, envolvendo-os com a questão ambiental, num espaço que desenvolve um trabalho extremamente importante, que é o Jardim de Cura”, concluiu.

Foram plantadas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e o plantio contou com a parceria e apoio da Semam. O secretário executivo, Djalma Castro, destacou a importância da ação. “O Trote Verde é uma forma positiva de recepcionar os novos estudantes, que iniciam essa jornada de formação envolvidos numa atividade de educação ambiental. Nós da Semam temos uma alegria imensa de estarmos como parceiros da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB”, concluiu.

Participaram do Trote Verde, representando a UFPB, o reitor Valdiney Veloso Gouveia, a vice-reitora Liana Filgueira, a coordenadora do Trote Verde, professora Marcele Trigueiro, o presidente da Comissão de Gestão Ambiental, professor Joácio Moraes e a professora Luciana Passos, coordenadora do projeto Jardim de Cura.