Semam monitora árvores e realiza poda para evitar acidentes

15/02/2021 | 15:00 | 824

Neste período de chuva os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dão continuidade à vistoria das árvores nas áreas verdes da cidade. O trabalho desenvolvido na Poda Programada evita que mais árvores e galhos caiam, podendo provocar acidentes, atingindo  pessoas e veículos.

No período entre sábado (13) e esta segunda (15), foram registradas três quedas de galhos e árvores – uma queda no Cabo Branco, outra no Varadouro e nesta segunda foi registrada a queda de um flamboyant no Pavilhão do Chá, Centro da cidade. Mas, não houve feridos em nenhuma das situações.

Os técnicos da Semam lembram que, por causa da chuva, as plantas ficam mais vulneráveis e podem tombar – se há galhos apodrecidos ou infestados com fungos e cupins a estrutura fica mais fragilizada. A Poda Programada tem evitado um número maior de quedas de árvores.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Araújo, destacou que a Poda Programada é uma ação da política ambiental da PMJP. “Os técnicos da Semam estão atentos 24 horas por dia, principalmente nesse período de chuva. A Poda Programada tem ainda a vantagem de fazer o acompanhamento das áreas verdes da cidade, checando as condições de saúde das plantas, promovendo o tratamento quando necessário. É uma política de cuidado, preservação e recuperação das áreas verdes”, concluiu.

Poda Programada – Os técnicos da Semam vistoriam as árvores de áreas públicas da Capital, como grandes avenidas e ruas, praças e parques. A Poda Programada se limita às árvores dessas áreas públicas, em grandes espaços. Já a  poda pontual é executada pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Durante a Poda Programada são observadas várias questões nos indivíduos arbóreos, como a copa da planta, e as condições fitossanitárias, se têm fungos ou cupins. Os técnicos fazem o tratamento e utilizam as técnicas da poda de formação, que molda a planta no formato e altura necessários, considerando o local e espaço disponível.

Também é utilizada a poda de levantamento, que elimina os ramos que estão até 70 centímetros de altura do solo, contribuindo para o controle de ervas daninhas, melhorando a distribuição de água. Já a poda de rebaixamento tem o objetivo de reduzir a altura dos galhos, sempre executada com cuidado, para diminuir o volume da copa das árvores.