Nesta quinta-feira

Semam lança programa de identificação das espécies arbóreas no aniversário de João Pessoa

04/08/2021 | 13:00 | 1582

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa vai lançar, dia 5 de agosto, no aniversário de 436 anos de João Pessoa, o projeto “Árvores da Cidade”. O lançamento será no Parque Solon de Lucena, às 8h, durante uma edição especial da Caravana do Cuidar e contará com a presença do prefeito Cícero Lucena.

As principais espécies arbóreas de João Pessoa serão identificadas com a colocação de Qrcodes nas mudas. No tronco das plantas serão colocadas tags (que são pequenos cartões) com os Qrcodes impressos. Quem se interessar em saber informações sobre aquela espécie direciona o leitor de Qrcodes do celular para as tags, para ter acesso aos links com informações. Nesse link as pessoas saberão sobre a identificação das árvores, com os nomes científicos e populares das espécies, origem, se é exótica ou nativa e ainda informações sobre a melhor forma de plantar, como os cuidados com as regas e os locais mais adequados para o plantio das mudas.

No lançamento do projeto serão plantadas 84 mudas de árvores nativas nos seguintes locais: Praça do Caju e Praça Desembargador Osias Nacre Gomes , no Bessa; Praça dos Motoristas, em Jaguaribe; Parque da Lagoa, no Centro; Praça da Paz, nos Bancários; Praça do Coqueiral, em Mangabeira; Praça Solon de Lucena, no Geisel;  Praça Chateaubriand Arnaud, em Manaíra; Praça João Brasil de Mesquita, no Miramar e Praça Rivaldo Oliveira, no Grotão.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a ação de identificação das espécies é o primeiro passo para o inventário arbóreo da cidade. “Nosso objetivo é georeferenciar nossas principais espécies de árvores. Nós já monitoramos as áreas verdes e com a identificação, esse monitoramento será reforçado e partilhado com a população, que poderá ter acesso às informações”, concluiu.

Parceria – A primeira muda de árvore, identificada pelo Qrcode, será plantada no Parque Solon de Lucena, numa  parceria da Semam com a Abrace (Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança). Será uma muda de ipê. A Associação está promovendo o projeto “Uma Árvore, Uma Vida” e fará o plantio, em vários estados, de 20 mil mudas de árvores nativas, simbolizando 20 mil vidas acolhidas como associados. Inicialmente a Abrace deverá promover o plantio de mil mudas de árvores em João Pessoa.