Bandeira Verde

Semam integra projeto de troca de sementes de árvores nativas entre capitais brasileiras

17/12/2020 | 16:28 | 969

Nesta quinta-feira (17), a Bandeira Verde foi hasteada na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no prédio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). O hasteamento é um ato simbólico, que marca o envolvimento da PMJP no projeto Bandeira Verde, que consiste na criação de uma rede de intercâmbio de sementes de árvores de espécies ameaçadas de extinção, com o objetivo de garantir a conservação da flora brasileira.

O Bandeira Verde foi lançado pelo Fórum CB27, que reúne os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras e do Distrito Federal, que tem um histórico de sucesso no compartilhamento de experiências sustentáveis. As coordenações regionais do CB27 são responsáveis por identificar as espécies ameaçadas de extinção, levantar as matrizes dessas espécies, criar protocolos para acondicionamento das sementes, viabilizar a produção de mudas e criar uma base sobre matrizes e sementes que possa ser disponibilizada e utilizada pela população.

A Semam já recebeu da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro sementes de pau-brasil, que serão beneficiadas pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas e utilizadas na arborização urbana. Para viabilizar as ações, foi criado na Semam um Grupo de Trabalho que está executando as atividades do Projeto Bandeira Verde. 

Durante o hasteamento da Bandeira Verde, o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, que é também coordenador da Regional Nordeste do Fórum CB27, destacou que “essa é uma ação de extrema importância, colocando João Pessoa na vanguarda das ações ambientais. Fechamos o ano propondo uma nova visão ambiental para a cidade, promovendo ações de recuperação e preservação do nosso patrimônio ambiental. Bandeira Verde é mais um projeto que tem uma amplitude nacional, destacando João Pessoa como uma cidade onde a população tem paixão por suas árvores, por suas áreas verdes”, comentou.

Pular para o conteúdo