Após Caminhada Ecológica

Semam identifica ocupações irregulares e descarte de resíduos nas praias de João Pessoa

24/01/2022 | 07:00 | 615

Ocupação desordenada do solo por embarcações e barracas, especulação imobiliária avançada descaracterizando a paisagem natural e depósito irregular de resíduos sólidos (lixo). Estes são os principais problemas encontrados por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), durante a Caminhada Ecológica, realizada no último dia 13, nos 24 quilômetros do litoral de João Pessoa.

Os problemas constarão no relatório final de impactos ambientais que a Diretoria de Estudos e Pesquisa (Diep) da Semam está finalizando e será enviado para as secretarias municipais – de Limpeza Urbana (Emlur), de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Turismo (Setur) – e também ao Estado, através da Superintendência do Meio Ambiente (Sudema), para aprovação de um trabalho conjunto visando  amenizar estas agressões. 

As informações são do chefe de Fiscalização da Semam, Jocélio Araújo. Ele explica que a ação teve como objetivo fazer um diagnóstico ambiental do litoral pessoense para apresentar futura solução dos problemas encontrados. “Acredito que já na próxima semana estaremos apresentando o relatório às demais secretarias e à Sudema, já que Jacarapé e Aratu são unidades de conservação estadual, para traçarmos soluções a curto e longo prazo”, ressaltou.  

A Caminhada Ecológica foi realizada da praia de Gramame ao Bessa, até o limite com o bairro de Intermares, em Cabedelo. Durante a ação, as equipes também fizeram ações ambientais, como plantio de coqueiro, vistoria das condições da vegetação costeira e conscientização da população para a preservação dos espaços.

Pular para o conteúdo