Termo de cooperação

Semam firma parceria com empresa São Braz para instalação de placas em áreas de preservação

19/05/2021 | 15:30 | 1633

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), firmou um termo de cooperação, no formato de parceria público privado, com a São Braz – Indústria e Comércio de Alimentos. Por meio dessa parceria a São Braz vai contribuir com a confecção e instalação de placas de sinalização de Área de Preservação Permanente (APP), sempre com foco na educação ambiental. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (19).

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira e o coordenador de Projetos da Semam, Alex Rodrigues, foram recebidos pelo gerente Nacional de Marketing da São Braz, Frederico Dominguez e pelo executivo Leonel Freire, diretor presidente da empresa. Na oportunidade o secretário de Meio Ambiente relatou algumas das principais ações desenvolvidas pela Prefeitura, em relação à política ambiental da cidade, como o manejo de parques e áreas verdes, ações de preservação e recuperação das nascentes dos rios que cortam o território de João Pessoa e ainda a importância das ações de educação ambiental.

O coordenador de Projetos da Semam, Alex Rodrigues, apresentou um mapa da orla de João Pessoa, com os pontos onde serão afixadas as placas sinalizadoras de APPs. Todos foram unânimes em relatar a necessidade urgente de se trabalhar com ações de educação ambiental, uma das principais formas de se promover a mudança de mentalidades.

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são protegidas pela Lei 12.651/2012, o Novo Código Florestal Brasileiro. São consideradas APPS as áreas ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água, vegetação de restinga localizadas nas praias, fixadoras de dunas, reservatórios de água naturais ou artificiais, nascentes, encostas, montanhas e serras, entre outras. São áreas que devem ser protegidas por todas as esferas de poder público e a supressão da vegetação somente pode ser autorizada apenas em casos de utilidade pública ou interesse social.

O secretário Welison Silveira destacou que as parcerias entre poderes público e privado podem ser extremamente positivas para a área ambiental, sempre com foco na educação. “Não há outra maneira de transformarmos o mundo e o comportamento das pessoas em relação ao ambiente, se não for pela educação. Essa é a verdadeira revolução, a que transforma o comportamento das pessoas em relação à nossa casa, o planeta Terra. Nós na Semam acreditamos nesse poder da informação e da educação e estamos trabalhando nesse sentido, de maneira transversal”, concluiu.

Pular para o conteúdo