Semana do Meio Ambiente

Semam faz plantio de árvores nativas na Estação das Artes com alunos de escolas municipais

06/06/2019 | 14:33 | 1764

Mudas de sibipiruna, ipê rosa, pata de vaca, entre outras espécies nativas da Mata Atlântica, foram plantadas nesta quinta-feira (6), na Estação das Artes, no Altiplano. O plantio fez parte das atividades da Semana de Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Estudantes da Escola Municipal Antonia do Socorro Silva Machado, de Paratibe, e da Escola Antonio Santos Coelho, da Penha, participaram do plantio. O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que “o envolvimento das crianças com o plantio, estimulando-as para que coloquem as mãos na terra, tenham essa relação com a natureza, pode ter resultados muito positivos quando falamos sobre educação ambiental”.

O secretário também afirmou que as crianças se sentem responsáveis por cuidar daquela árvore e vão crescer juntos. “Num futuro próximo poderão dizer: ‘eu ajudei a deixar aquele espaço mais agradável, com sombra, mais bonito, eu ajudei a plantar aquela árvore’. E isso tem um efeito positivo pra toda a vida”, comentou.

Nesta quinta-feira (6), a partir das 14h, na Semam, empreendedores que têm alguma pendência em relação à licença ambiental ou cometeram alguma infração vão participar de uma aula de educação ambiental com os técnicos da Secretaria. Quem participar, poderá ter descontos na multa. Essa é uma ação inovadora na Semam, que promove a sensibilização e mudança de comportamento dos pequenos empresários e comerciantes, para que se adequem às normas ambientais.

Na sexta-feira (7), a partir das 16h, no Busto de Tamandaré, será montada a Tenda Verde, com distribuição de mudas de árvores nativas e orientações sobre o plantio.  A Semana do Meio Ambiente envolve, todos os anos, temas diferentes, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Semam sempre acompanha os temas da ONU e em 2019 tem como mote “Poluição do Ar”. Veja a programação da PMJP acessando o link http://twixar.me/ggSn