Meio ambiente e cultura

Semam encerra atividades das férias ocupando parques da cidade

01/08/2022 | 13:00 | 960

Durante os fins de semana do mês de julho a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e de sua Fundação Cultural (Funjope), promoveu uma série de atividades nas férias, nos parques da cidade.

No Parque Parahyba III a população teve acesso a diversas atividades, do projeto Colônia de Férias, como o projeto Adotar é o Bicho, promovido pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Semam.

Para viabilizar as ações, foram estabelecidas parcerias, a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Centro de Controle de Zoonoses, instituições particulares de ensino, empresas de produtos para animais e ainda o apoio das protetoras de animais independentes, que não têm vínculo com organizações não-governamentais. As protetoras, que cuidam de animais que são abandonados, colocaram à disposição da população gatos e cachorros bem cuidados e prontos para adoção.

As atividades da Colônia de Férias também incluíram feira artesanal, shows de mágica, apresentação do Canil da Polícia Militar e ainda o circo Millennium. O projeto Colônia de Férias também promoveu inclusão social. No último domingo (31) crianças do Bairro São José e do Projeto Pé na Areia foram convidadas pela Semam e tiveram acesso a uma tarde de diversão e arte, com acesso a todas as atividades ofertadas no evento. As ações foram feitas em parceria com o Comitê Gestor do Parque Parahyba.

No Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, que é coordenado pela Semam, o projeto Vem Bicar Comigo, em parceria com Funjope, levou teatro e contação de histórias para as crianças, promovendo o diálogo do público infantil com a cultura e o meio ambiente.

Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, ao afinar as atividades entre Semam e Funjope, estamos trabalhando com educação ambiental e cultura. “Estamos consolidando um projeto de formação de plateia, formação de público, principalmente com crianças. Estamos trabalhando com a perspectiva de fortalecer as ações de formação, com arte, meio ambiente, cultura. E o espaço da Bica é ideal para esse processo”, concluiu.

Já no Parque Ecológico Augusto dos Anjos, em Gramame, a população teve acesso às apresentações do Montagem Circus e também participou das oficinas de arte circense, como palhaçaria, trapézio e malabares. As atividades no Parque Augusto dos Anjos são uma reivindicação antiga dos moradores da área, que desejavam o ordenamento do espaço, que estava abandonado. Com a intervenção da Semam, o Parque está se estruturando para que possa ser utilizado pelos moradores para atividades físicas, de lazer e descanso.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o mês de julho foi um marco na ocupação dos parques e áreas verdes da cidade. “Nós conseguimos mobilizar as pessoas, ofertando atividades culturais e de lazer para toda a família. Estamos contribuindo para criar o hábito da atividade ao ar livre, da convivência entre as pessoas, para que crianças, adolescentes e, principalmente pais e mães, deixem de lado, por um momento, as telas dos celulares e tabletes e tenham contato com a natureza, promovendo interação entre as famílias”, concluiu.