No próximo sábado

Semam e Ministério do Meio Ambiente realizam mutirão de limpeza nos rios Sanhauá e Paraíba

07/03/2022 | 14:00 | 1240

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza um mutirão de limpeza e coleta de lixo nos rios Paraíba e Sanhauá no próximo sábado, dia 12, de 8h às 11h. A intervenção deve contar com a participação de cerca de 100 voluntários, que podem se inscrever até a próxima quinta-feira (10).

O objetivo da ação é auxiliar no processo de despoluição dos rios dentro da agenda ambiental do Programa Rios+Limpos do Governo Federal. De acordo com o planejamento, os participantes serão divididos em grupos e atuarão na limpeza nos rios em embarcações (caiaques ou canoas) e as margens dos rios e dos trilhos do trem. Os interessados em participar da atividade devem se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvXEIxBFVTZpkIiDMNDnHorJPSLQqdOb5_kGsWvkmnLvF5yA/viewform.

Durante o evento serão preservados os protocolos de prevenção ao Covid-19. “Os voluntários receberão os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e seguirão na limpeza do trecho entre a Ponte do Baralho – na divisa dos municípios João Pessoa e Bayeux, até a Comunidade do Porto do Capim – percurso onde existe grande concentração de resíduos” explica Alex Rodrigues, representante da Semam na coordenação do evento.

Rodrigues ressalta que de acordo com a Diretoria de Estudos e Pesquisas Ambientais (DIEP) da Semam, nos rios os impactos ambientais verificados foram o lançamento de efluentes domésticos, ocupação irregular de moradias, desmatamento, descarte de resíduos sólidos domésticos, eletrônicos, da construção civil, além da criação de animais. “É uma ação de limpeza, bem como de conscientização dos moradores locais quanto à preservação dos rios e o descarte correto de resíduos”.

Está prevista ainda a participação de técnicos do Ministério do Meio Ambiente no evento. Eles serão recepcionados com apresentações culturais tradicionais na Comunidade do Porto do Capim como Ala Ursa e sanfoneiros, além de uma tenda de Educação Ambiental e exposição de animais empalhados.

De acordo com a programação, das 11h às 16h será feita a pesagem e a triagem do material coletado por integrantes de associação de catadores local. “Eles farão uma triagem do material e o restante será destinado ao Aterro Sanitário Metropolitano pela equipe da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur)”.

Rios+Limpos – lançado em 2021 pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa tem o objetivo contribuir com a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico no país, a partir da disponibilização de dados sobre a qualidade das águas e efluentes em uma plataforma digital. Através dessa iniciativa, o Governo Federal espera oferecer mais transparência aos usuários, gerar incentivos para melhorias operacionais e aprimorar ações de fiscalização pelos órgãos ambientais e agências reguladoras, com instrumentos para verificação das metas de desempenho.