Parceria e Inovação

Semam e IFPB promovem oficina de trabalho ‘Estabelecendo Conexões’

30/10/2018 | 15:37 | 1719

Durante todo o dia desta terça-feira (30), professores e pesquisadores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em parceria com técnicos e diretores da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estão participando da oficina de trabalho ‘Estabelecendo Conexões’. O objetivo é criar mecanismos de parceria entre a PMJP e o Instituto.

O evento foi aberto pelo diretor geral do IFPB, Neilor César dos Santos, que falou sobre a instituição e projetos que incentivam o empreendedorismo, inovação, programas de gestão sustentável, atuação na área de robótica e outras ações de incentivo à pesquisa. Os diretores da Semam apresentaram as ações da Divisão de Fiscalização (Difi), Divisão de Análise (Diva) e Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar), falando sobre atividades diárias, demandas mais urgentes, estrutura de trabalho das equipes.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que este é um momento único, de troca de informação e de formação de redes, conexões de trabalho. “Para a Semam, é o momento de conhecer as ações do IFPB, uma das escolas mais importantes na formação dos paraibanos. E para os profissionais do IFPB, é também o momento de contato com o mercado de trabalho, com a gestão pública. Sem dúvida um momento extremamente rico para todos nós, profissionais da gestão, técnicos, professores e pesquisadores”, concluiu.

No período da tarde, os participantes da oficina de trabalho se dividiram em grupos para estudar e viabilizar as oportunidades de parceria entre IFPB e Semam. Professores e pesquisadores do IFPB e os técnicos da Semam devem construir propostas que viabilizem oportunidades de trabalho e parceria. Ao final, cada grupo vai apresentar em plenária os resultados discutidos, identificando “grandes temas” dos planos de trabalho e possíveis envolvidos, estabelecendo prazos e os próximos passos.

A equipe do Viveiro Municipal de Plantas Nativas montou a Tenda Verde no pátio do IFPB, distribuindo mudas de árvores nativas e Cartilha da Arborização com estudantes, professores e funcionários do IFPB.

A coordenadora de Educação Ambiental da Bica, bióloga Neide Martins, falou sobre as ações feitas no Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), que funciona no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, de atendimento às escolas públicas e privadas, bem como sobre o treinamento e adequação ambiental, feito com moradores dos condomínios entregues pela PMJP.