Nesta terça

Semam e IFPB promovem oficina de trabalho ‘Estabelecendo Conexões’

29/10/2018 | 11:04 | 1587

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Jaguaribe, vão promover a oficina de trabalho ‘Estabelecendo Conexões’. A oficina será realizada das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30 e tem o objetivo de definir áreas de pesquisa dos docentes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, junto com os servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), bem como estabelecer possíveis áreas de estágio para os estudantes.

Os trabalhos serão abertos por um representante do IFPB e pelo secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, que farão uma explanação sobre os objetivos da oficina de trabalho. Em seguida os diretores e coordenadores da Semam (Diretoria de Fiscalização, Divisão de Análise, Divisão de Arborização e Reflorestamento, Diretoria de Estudos, Projetos e Pesquisa e Centro de Práticas Ambientais) farão uma demonstração das ações e projetos em andamento. Das 10h30 às 11h, o representante do IFPB vai apresentar as unidades do Instituto e falar sobre as características da escola, cursos e programas desenvolvidos, bem como projetos e editais a partir dos quais é possível estabelecer parcerias.

No período da tarde, os participantes da oficina de trabalho se dividirão em grupos para estudar e viabilizar as oportunidades de parceria entre IFPB e Semam. Professores e pesquisadores do IFPB e os técnicos da Semam deverão construir propostas que viabilizem oportunidades de trabalho e parceria. Ao final, cada grupo vai apresentar em plenária os resultados discutidos, identificando “grandes temas” dos planos de trabalho e possíveis envolvidos, estabelecendo prazos e os próximos passos.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a realização da oficina de trabalho com IFPB é uma maneira de estabelecer parcerias. “Para a Semam é um momento de troca de saberes, de abertura de um canal de diálogo com um dos institutos de educação mais importantes do País. Para os servidores da Semam é muito importante ter contato com estudantes, pesquisadores e professores do Instituto Federal da Paraíba e assim criarmos parcerias que possam beneficiar tanto a Prefeitura quanto a escola”, concluiu.