Capacitação

Semam e Codisma promovem treinamento de servidores e cooperados em paisagismo e jardinagem

18/11/2021 | 13:00 | 817

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, em parceria com a Cooperativa Educacional Cultural Universitária da Paraíba (Codisma) vai promover, nos dias 19, 20, 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro, atividades de capacitação em Paisagismo e Jardinagem. O treinamento será feito no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e tem o objetivo de capacitar  técnicos da Prefeitura e cooperativas que já atuam no setor.

João Pessoa está situada em uma área de Mata Atlântica, principal bioma da Capital, no contexto geográfico das Bacias Costeiras do Atlântico Nordeste Oriental, integrando a Mesorregião Zona da Mata Paraibana. Predomina na cidade o clima tropical. Segundo o secretário executivo de Meio Ambiente, Djalma Castro, “compreender essa dinâmica climática e outros aspectos no trato do nosso patrimônio ambiental vai contribuir para qualificar o trabalho que já fazemos. Com planejamento, plantio e cuidados com as áreas verdes, que estão localizadas em espaços públicos, vamos contribuir não só para a preservação do verde como também para deixar a cidade mais bela e mais confortável, do ponto de vista ambiental”, concluiu.

Para esta primeira etapa serão treinados técnicos do Viveiro Florestal de Plantas Nativas, do Parque Zoobotânico Arruda Câmara e profissionais de cooperativas. Em 2022, os técnicos do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) da Semam estão planejando um curso mais abrangente, aberto à participação da população.

Programação:

19 de novembro

14h às 18h – Palestra “Paisagismo e Jardinagem na Grande João Pessoa”  e Apresentação do Plano de Atividades das Oficinas – Facilitadores : Rogério Ferreira (gestor ambiental), Cristiano Zenaide (arquiteto e paisagista), Djalma Castro (secretário executivo de Meio Ambiente de João Pessoa);

20 de novembro

8h às 12h – Introdução ao Paisagismo – Plantas Ornamentais – Facilitadora : Lúcia Nobre (arquiteta e paisagista);

14h às 18h – Plantas Medicinais – Facilitadora Francis Zenaide (Ambientalista);

26 de novembro

14h às 18 – Solos e Gentificação Urbanas

27 de novembro

8h às 12h – Compostagem – Facilitadora Silvana Alves (engenheira ambiental);

14h às 18h – Arborização Urbana – Facilitador Anderson Fontes (engenheiro agrônomo da Semam);

3 de dezembro

14h às 18h – Práticas de Jardinagem – Apresentação dos trabalhos dos alunos – Facilitadoras Lúcia Nobre e Francis Zenaide;

4 de dezembro

8h às 12h – Encerramento com exposição dos trabalhos realizados e planejamento da agenda futura.