Semana da Árvore

Semam distribui mudas de plantas nativas com a população na Av. Epitácio Pessoa

24/09/2020 | 14:30 | 1690

Eugênia Silvia de Almeida mora no Geisel. Ela é cozinheira e disse que adora ter plantas em casa, no quintal e na calçada. “Essa mudinha aqui eu quero plantar na calçada, para dar sombra na minha casa. Árvore é bom demais! Elas dão sombra, a gente pode ficar com mais conforto conversando embaixo delas, eu adoro!”. Dona Eugênia estava de carro e passou em um dos semáforos da Avenida Epitácio Pessoa, onde as equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estavam distribuindo mudas de árvores nativas. E aproveitou para levar uma muda de ipê, uma das árvores mais tradicionais e queridas pela população de João Pessoa. Em três anos a planta estará dando sombra e florindo a calçada do bairro.

A distribuição de mudas de árvores nativas nesta quinta-feira, 24, faz parte das ações da Semana da Árvore, promovida pela Semam, que iniciou as atividades na segunda-feira, com o plantio de oito mudas de ipês e sibipiruna, no Parque da Lagoa. Nesta quinta, durante o início da manhã, os técnicos da Semam, usando máscaras, com luvas e respeitando o distanciamento social como prevenção ao Coronavírus, estiveram em cinco semáforos da Avenida Epitácio Pessoa, distribuindo as mudas e orientando rapidamente a população sobre as formas de plantio. Do início da Avenida, no bairro da Torre, até o final, em Tambaú, a população pode ter acesso às plantas e leva-las para casa, com 150 mudas de árvores, das espécies ipê rosa, saboneteira, cassia rosa, ipê jardim, jenipapo, entre outras.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “essa é uma das formas mais exitosas de trabalharmos com Educação Ambiental. Quem recebe uma muda de árvore compreende a importância das nossas áreas verdes e certamente vai multiplicar essa informação em casa, com os filhos e amigos. É um efeito multiplicador e nos deixa muito felizes quando podemos promover”, concluiu.

A ação continua nesta sexta-feira (25), entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, a partir das 17h, em três pontos distintos, com uma equipe no Largo de Tambaú, outra na Feirinha de Tambaú e o terceiro ponto de distribuição no final da Avenida Beira Rio, no Cabo Branco. Na sexta-feira serão distribuídas 150 mudas de árvores, das espécies ipê rosa, saboneteira, cassia rosa, ipê jardim, jenipapo, entre outras.