Fórum Metropolitano

Semam discute sustentabilidade e meio ambiente com representantes dos municípios vizinhos

13/07/2021 | 15:00 | 935

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa vai promover, nesta quarta (14), o I Fórum Meio Ambiente e Sustentabilidade dos Municípios da Grande João Pessoa. O Fórum será realizado das 9h às 14h, no Hotel Manaíra, e vai contar com a participação de representantes dos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux e Conde, além de representações da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Grupo Ferreira Costa.

O I Fórum tem como tema “Estratégias de Sustentabilidade em Gestão Sócio Ambiental” e no painel da manhã serão discutidos temas propostos por Stephan Strauss, do Grupo Ferreira Costa; professor Joácio Morais, presidente da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, e por Talden Farias, professor de Direito Ambiental da UFPB.

No painel da tarde serão discutidos os temas propostas pelos representantes das secretarias de Meio Ambiente dos municípios da Região Metropolitana. Confirmaram presença Francisco Pereira Urtiga, secretário de Meio Ambiente de Cabedelo; Nelson James Pimentel, secretário de Conde; Andrea dos Santos, de Santa Rita; e Geovania Andrade, de Bayeux. Também estarão debatendo os temas os superintendentes do Iphan, Hyago Celane e o da SPU, Arthur Navarro.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welisson Silveira, destacou que o I Fórum é um espaço para a troca de conhecimento. “Estamos criando oportunidades de debate para afinarmos parcerias. É também o momento de partilhar experiências exitosas e também falarmos sobre o que eventualmente não deu certo. É muito importante que as políticas ambientais da Região Metropolitana estejam afinadas. O que acontece em João Pessoa repercute nos municípios vizinhos, da mesma forma que os eventos que atingem as demais cidades repercutem na Capital. Tivemos um exemplo recente, quando o Litoral de João Pessoa, Conde e Cabedelo foram atingidos pelo lixo. A articulação e sintonia entre os municípios foram imprescindíveis para uma ação rápida e a redução de danos”, complementou.

O I Fórum Meio Ambiente e Sustentabilidade dos Municípios da Grande João Pessoa é promovido pela Semam, com apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).