Patrimônio Ambiental

Semam deve plantar e distribuir 16.757 mudas de árvores em João Pessoa até dezembro

02/11/2020 | 09:00 | 880

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), deve fechar 2020 concluindo o plantio e a distribuição de 16.757 mudas de árvores nativas.

Entre janeiro e a primeira quinzena de março deste ano, antes da pandemia do coronavírus, os técnicos da Semam plantaram 1.200 árvores em áreas degradadas, distribuíram 487 mudas com a população e setenta mudas de árvores foram plantadas em praças, canteiros de ruas e avenidas da cidade, totalizando 1.757 plantios e distribuição. A partir da segunda quinzena de março foram plantadas e distribuídas 5. 275 mudas de árvores, sendo 3. 685 em parcerias com órgãos e instituições, 250 em eventos, 134 plantadas nas praças e órgãos públicos, 985 via processos, 221 solicitadas por pessoas físicas.

O plantio urbano e o cuidado com as áreas verdes são ações da política ambiental desenvolvida pelos técnicos da Semam. Além de coordenar o plantio urbano, a Semam é responsável pela Poda Programada, que, de forma planejada, acompanha as árvores da cidade, localizadas em áreas públicas como praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas e condomínios residenciais entregues pela PMJP.

Balanço do Plantio Urbano – Em 2019, a Semam plantou e distribuiu 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018, foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

Mudas cultivadas no Viveiro Municipal

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que essa é uma ação extremamente importante para a Semam. “Além de produzirmos as mudas e cuidarmos do plantio urbano e da Poda Programada, procuramos estar presentes, com a distribuição de mudas e ações de educação ambiental, em todos os eventos públicos da PMJP, sempre que possível. Temos profundo respeito e cuidado pelo patrimônio ambiental da cidade de João Pessoa e tratamos essa tradição do pessoense, de preservar suas áreas verdes, com responsabilidade”, concluiu.

As mudas de árvores utilizadas no plantio urbano são produzidas pelos técnicos do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que produz mudas de pau-Brasil, saboneteiras, ipês, sibipirunas, entre outras espécies próprias para o nosso bioma principal, que é a Mata Atlântica.

O trabalho é supervisionado pelo biólogo Carmelo Edson da Nóbrega, coordenador do Viveiro, que acompanha os processos da coleta das sementes ao plantio das mudas. Carmelo ressaltou que esse trabalho exige atenção e amor pelas áreas verdes da cidade. “Nós procuramos sempre as melhores árvores para a coleta das sementes e em relação ao plantio atendemos todos os bairros da cidade, além das escolas e demais instituições que nos solicitam, em busca de mudas de árvores”, concluiu.

Atendimento ao público – As pessoas interessadas em pegar mudas de árvores nativas podem procurar o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, nas segundas, quartas e quintas, das 7h30 às 11h30. Cada pessoa pode pegar até duas mudas de árvores. No ato da entrega um técnico do Viveiro orienta sobre cuidados com a muda e locais adequados para o plantio.O Viveiro Municipal de Plantas Nativas fica em Gramame, na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº.