Patrimônio ambiental

Semam dá continuidade à requalificação do Viveiro Florestal

25/10/2021 | 12:30 | 1183

Localizado em uma área de Mata Atlântica, o Viveiro Florestal de Plantas Nativas, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, vem passando por uma série de ações de requalificação, com o objetivo de ampliar o atendimento à população, bem como dar continuidade às ações de recuperação e ampliação do plantio.

No Viveiro Florestal são produzidas as mudas de árvores nativas, utilizadas no plantio urbano, em áreas públicas como canteiros de ruas e avenidas, praças e parques, escolas públicas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), além dos condomínios entregues à população pela Prefeitura e na recuperação de áreas degradadas. A produção de mudas é feita a partir de sementes selecionadas pelos viveiristas. A coleta das sementes é feita em árvores consideradas matrizes, em várias cidades da Paraíba. As sementes são coletadas, selecionadas e beneficiadas, até se transformarem em pequenas mudas.

Para que todo o trabalho seja feito com qualidade, a Semam vem promovendo uma série de ações e reformas no Viveiro. O almoxarifado está sendo ampliado – o local serve para o armazenamento dos materiais de ferro e plástico, como ferramentas pesadas, pás, cavador, carrinho de mão, bem como baldes de plástico para acondicionamento de mudas, bombas de pulverização, óleo para roçadeira, entre outros materiais.

O secretário executivo de Meio Ambiente, Djalma Castro, destacou que as reformas no Viveiro têm o objetivo de contribuir para que a cidade amplie suas áreas verdes. “O Viveiro é o local onde nasce o verde de João Pessoa. Tudo começa ali – e para nós é imprescindível que os profissionais que trabalham no Viveiro tenham conforto e um espaço qualificado para a produção das mudas de árvores nativas”, concluiu.

Funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h, quem desejar buscar uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica pode procurar os técnicos do Viveiro Florestal, na Rua Embaixador Sergio Vieira de Melo, s/nº – Valentina Figueiredo. São entregues até duas mudas de árvores por pessoa. Atualmente o Viveiro produz mudas de frutíferas como cajueiro, jaqueira, cajá e também mudas de ipês, pau-formiga, pau-Brasil, saboneteira, entre outras.

Mais informações podem ser checadas pelo telefone (83) 98645 8430, da Divisão de Arborização da Semam.