Nesta terça-feira

Semam comemora Dia Mundial da Água com ação ecovoluntária no Parque Arruda Câmara

21/03/2022 | 10:00 | 1346

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), será comemorado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), com uma ação ecovoluntária no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), no bairro de Tambiá, a partir das 8h. A abertura do evento, intitulado “Uma vivência Ecovoluntária nas Águas da Bica”, acontece com um café da manhã e uma exposição fotográfica, seguida de palestras e ações práticas relacionadas à limpeza e preservação das águas do parque.

“A atividade se estende até as 12h, com direito a certificado para os participantes. Teremos uma exposição fotográfica das nascentes dos rios de João Pessoa e dentro das ações práticas, a instalação de biorremediador – produto para reduzir as substâncias prejudiciais à qualidade das águas provenientes dos dejetos de animais aquáticos – e de ecobarreiras nas águas da Bica e limpeza dos rios”, explicou Suellen Finizola, coordenadora de eventos da Semam.

A atividade desta terça-feira (22) é aberta ao público e será realizada em parceria com o Governo do Estado, através da Superintendência do Meio Ambiente, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). As palestras programadas são sobre Gestão Participativa de Recursos Hídricos, tendo como palestrante a professora do IFPB Mirella Motta, Biorremediação e Ecobarreiras, ministradas por Randolpho Sávio e Samuel Anthony, representantes do Projeto EcoSaneamento, da UFPB.

Sobre a data – O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de Março, foi criado por Resolução com o objetivo de promover a conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência humana e de outros seres vivos, bem como para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992 e passou a ser comemorada a partir de 1993. No ano passado, o tema abordado foi “Valorizar a Água”.