Mês do Meio Ambiente

Semam cadastra moradores do Valentina e faz plantio na Estação Cabo Branco

14/06/2021 | 13:30 | 1288

Flávia Pessoa e Virgínio Bernardo de Sousa Filho moram há mais de 20 anos na Rua Antonio Firmino de Macedo, no Valentina Figueiredo. Filha e pai foram cadastrados pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, para implantação do projeto piloto do programa Rua Verde, que vai promover o plantio de mudas de árvores nativas no bairro.

O engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam e o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, explicaram que a espécie escolhida para ser plantada por Flávia e Virgínio não poderá exceder seis metros de altura e terá raiz pivotante, adequada para o plantio urbano em calçadas.

O secretário Welison Silveira destacou que o cadastro dos moradores vai contribuir para que os técnicos da Semam entendam quais as necessidades das pessoas, em relação à arborização urbana e aos problemas das ruas. “É também uma maneira de estarmos em sintonia com a população, acompanhando de perto e envolvendo as pessoas, para que se sintam responsáveis por cuidar daquela árvore”, concluiu.

Plantio na Estação Cabo Branco – Ainda como parte das atividades do Mês do Meio Ambiente, o Caminho do Conhecimento, que fica na Estação Cabo Branco, recebeu dez mudas de árvores nativas, produzidas pelos técnicos do Viveiro Florestal da Semam. No local foram plantadas mudas de sibipirunas e ipês. As plantas têm dois metros de altura e em aproximadamente três anos estarão fornecendo sombra, contribuindo para reduzir a temperatura.

Gustavo Marques, diretor da Estação Cabo Branco, destacou que o plantio é uma das muitas ações de revitalização do local. “A Estação Cabo Branco é um equipamento cultural extremamente importante para a Paraíba e estamos trabalhando para que toda a estrutura funcione. E assim que a situação de pandemia permitir, respeitando os decretos estadual e municipal, vamos promover as atividades, ocupando os espaços com exposições, exibição de filmes, ações educativas, entre tantas outras ações que cabem no equipamento”, concluiu.

As atividades do Mês do Meio Ambiente continuam durante toda a semana. Nesta terça (15) será feito o plantio de dez mudas de árvores nativas na praça do Costa e Silva. Na quarta (16), os técnicos da Semam farão o plantio no Parque Arruda Câmara, Bica. Na quinta (17), será a vez do Parque Parahyba II , que vai receber mudas de coqueiros e na sexta-feira (18), o plantio retorna à Estação Cabo Branco, quando serão plantadas mais 30 mudas de árvores.