Mais Áreas Verdes

Semam cadastra moradores do Seixas para plantio de mudas de árvores nativas

16/07/2021 | 13:00 | 658

Integrando as ações do programa “Agora tem Trabalho”, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa fizeram nesta sexta (16) o plantio simbólico de uma muda de pau-brasil, na Rua dos Camarões, no Seixas. O plantio de mudas será feito integrando as ações de drenagem e pavimentação do bairro.

Os técnicos da Semam estão cadastrando e conversando com moradores, verificando as condições das calçadas na frente das casas. O objetivo é plantar uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica na frente de cada um dos imóveis onde estão sendo feitas as ações de drenagem e pavimentação. Os técnicos da Semam já fizeram ações de vistorias de calçadas nos bairros Valentina Figueiredo, Bessa, Penha, Bairro das Indústrias e agora no Seixas.

Martinho Queiroga, engenheiro agrônomo da Semam e chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento, destacou que as mudas terão entre um metro e meio e um metro e oitenta. “São todas árvores nativas do nosso principal bioma, Mata Atlântica, produzidas pelo Viveiro Florestal da Prefeitura. O fato de serem árvores nativas garante condições favoráveis de adaptação das plantas, que crescem mais fortes e saudáveis, já que estão adaptadas às condições climáticas”, concluiu.

Serão plantadas mudas de pau-brasil, sibipirunas e ipês, árvores consideradas de pequeno e médio porte, indicadas para a arborização urbana.  O secretário executivo de Meio Ambiente, Djalma Castro, acompanhou a ação e destacou que os técnicos da Semam estão trabalhando para entregar, para cada morador, uma árvore na frente de suas casas. “Estamos atuando numa perspectiva educativa, dialogando e sensibilizando as pessoas para a importância das áreas verdes. Em aproximadamente três anos teremos sombra na frente das casas, isso sem falar sobre o aspecto do conforto ambiental, da beleza da paisagem”, concluiu.