Levantamento

Sejer faz censo e quer traçar perfil de 40 mil praticantes de atividades físicas em João Pessoa

23/04/2021 | 14:00 | 1205

A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer) está próxima de atingir a marca de 10 mil pessoas entrevistadas em pesquisa feita para identificar o perfil dos praticantes de atividades físicas na cidade. O Censo Sejer 2021 tem como objetivo colher informações neste ano de 40 mil usuários.

Dos 7.653 que responderam o questionário até a publicação desta reportagem, 4.113 são do sexo feminino e 3.540 do masculino. Das atividades físicas praticadas por eles, a maioria faz musculação: chega a 35,7%. Um dos entrevistados foi o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

Angélica Conceição representa uma das realidades mostrada na pesquisa. Há um ano, ela pratica musculação e no mesmo período também começou a caminhar na Praça da Paz, no bairro dos Bancários. “Estou me proporcionando mais qualidade de vida. Sou diagnosticada com artrose e protrusão na lombar e desde que iniciei as atividades não sinto dores. Melhorou a qualidade do meu sono e a minha disposição durante o dia”, disse Angélica.

O secretario da Sejer, Kaio Márcio, comemorou os números até aqui. Ele revelou que, mesmo com a pandemia da Covid-19, os projetos já estão sendo feitos para esses usuários que se exercitam ao ar livre.

“Fico muito feliz em poder proporcionar esse censo para a população de João Pessoa. É um censo inédito que a Secretaria de Esportes vem fazendo. Hoje conseguimos traçar todo perfil de intenção de atividades físicas da população. O prefeito da nossa cidade, que é um desportista, foi uma das pessoas que participou também e nessa avaliação temos pessoas que fazem treinamentos na praça, na praia e ao ar livre e a partir desse perfil já estamos traçando o trabalho a ser feito e colocado em prática”, comentou Kaio Márcio.

As informações obtidas serão norteadoras para a implantação sistemática dos programas de recreação, lazer, saúde e esporte nos espaços públicos e demais setores relacionados à Sejer. A aplicação poderá ser de forma direta pelos professores do setor e/ou via internet. Os dados serão mantidos na confidencialidade e analisados pelos técnicos especialistas da pasta.

Pular para o conteúdo