Seinfra realiza curso para profissionais da área de drenagem urbana

21/05/2024 | 14:00 | 69

Com o objetivo de capacitar seus profissionais para seguir reduzindo os pontos de alagamentos na cidade de João Pessoa, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está promovendo, desde a última segunda-feira (20), o curso “Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbana”, que está acontecendo no Auditório do Tambaú Flat.

A qualificação, que será concluída nesta quarta-feira (22), está sendo conduzida pelos renomados professores doutores Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki e Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral, que fazem parte da equipe da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

De acordo com o secretário-executivo de Infraestrutura, Luciano Pereira, essa capacitação faz parte dos esforços da pasta para reduzir o número de alagamentos na Capital. O gestor destacou ainda que novos profissionais foram contratados para o trabalho na rede de drenagem urbana e que os investimentos estão sendo maiores a cada ano.

“A gente tem se preocupado muito com o problema de alagamentos na cidade de João Pessoa. Ao longo dos anos, a gestão do prefeito Cícero Lucena vem aumentando os investimentos nessa área de forma significativa. Recebemos em 2021 uma Prefeitura com orçamento de aproximadamente R$ 30 mil para execução de serviços de drenagem em toda a cidade. Este ano, temos R$ 18 milhões previstos no orçamento e isso já vem dando resultados, já que reduzimos o número de 110 pontos de alagamentos para 27. Fruto de muito trabalho desta gestão”, destacou Luciano.

O professor doutor Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki elogiou a postura da Prefeitura de João Pessoa, que tem investido na capacitação de seus servidores. “É uma iniciativa muito bacana da Prefeitura. São profissionais, em sua grande parte jovens, entusiasmados e que foram recentemente contratados. Fico muito feliz de poder compartilhar minha experiência mostrando o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida da cidade, reduzir os alagamentos, melhorar a fluidez do tráfego, a mobilidade urbana e, principalmente, proteger o Meio Ambiente”, falou.