Investigação

Seinfra inicia ação para identificar origem de esgotos clandestinos em Manaíra

19/08/2019 | 15:24 | 1190

Uma ação conjunta da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Ministério Público Federal (MPF), (Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) foi iniciada nesta segunda-feira (19) para identificar a origem de pontos de lançamento de esgotos clandestinos em Manaíra.

Na ação, iniciada na Rua João Maurício, na orla de Manaíra, a Seinfra utilizou um equipamento insuflador de fumaça. A ação faz parte das ações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o MPF.

O primeiro ponto identificado foi um hotel localizado na orla. O estabelecimento foi notificado pela Semam e tem 15 dias para fazer o fechamento definitivo da tubulação de esgoto que está indo para a praia. A Seinfra providenciará o fechamento provisório e, caso o hotel não cumpra a notificação no prazo estipulado, pagará multa.

A ação ocorre após terem sido identificados os pontos de despejo de material com aparência de esgoto na praia de Manaíra e coletadas amostras de 46 pontos. Análises bacteriológicas no material confirmaram 23 casos. Outros estão sob suspeita. O trabalho de identificação e notificação ocorrerá até o final de setembro.

Pular para o conteúdo