Mais de 26 mil solicitações
Seinfra atende mais de 97% das demandas de iluminação pública feita pela população
27/12/2024 | 08:00 | 118
A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), por meio da Diretoria de Iluminação Pública (Dilup), registrou mais de 26 mil solicitações de demandas de iluminação convencional e ornamental em toda a cidade, entre os meses de janeiro e dezembro de 2024. Desse montante, as equipes de manutenção atenderam a 97,67% das demandas.
“A Diretoria de Iluminação tem equipes diárias que trabalham de domingo a domingo, atendendo as mais diversas solicitações que são acolhidas através do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, dentro de um prazo de até 8 dias corridos. Nós temos um aplicativo bem simples e fácil de fazer solicitações. Nós fazemos a programação, priorizando demandas como corredores, praças e as avenidas. Obtivemos este ano excelente resultado com mais de 97% das demandas atendidas”, destaca Joyce Alves, diretora da de Iluminação Pública da Seinfra.
As demandas registradas no setor chegam, em sua maioria, através do aplicativo da Prefeitura ‘João Pessoa na Palma da Mão’, através do qual a população pode solicitar diversos serviços. Além da iluminação pública, demandas da Operação Tapa-Buraco, manutenção de galerias e terraplenagem. As demandas chegam também através das redes sociais e dos programas de rádio e TVs monitorados pela Rádio Escuta da Prefeitura.
Este ano foi registrado um total de 26.853 solicitações, das quais 26.227, ou seja, 97,67%, foram atendidas. Segundo Joyce Alves, os pouco mais de dois por cento não atendidos são relativos a demandas repetidas ou por conta de informações incoerentes ou incompletas quanto ao endereço fornecido pelo canal solicitante. “Não chegamos aos 100% porque as solicitações restantes, em geral, são demandas repetidas, demandas que pedem eventos ou expansão de rede no aplicativo”, explica.
Outro ponto importante destacado pela diretora foi que a partir dessas demandas foram gerados 46 Boletins de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia Civil ao longo do ano, em decorrência de ocorrências de vandalismos nas instalações de iluminação pública em vias públicas, parques, praças e, ainda, na decoração natalina, recentemente instalada na Capital.
A Seinfra é responsável pela manutenção de aproximadamente 70 mil pontos, distribuídos na iluminação convencional nas vias da cidade e na ornamental, referente aos equipamentos instalados nos grandes corredores como canteiros, praças, parques, pontos da BR dentro da cidade e passarelas públicas.
A Diretoria de Iluminação Pública cuida, ainda, da iluminação natalina que conta com três árvores de Natal – na Lagoa, Praça da Independência e no Largo de Tambaú, além de mais de 30 mil metros de mangueiras led e piscas instaladas em árvores nos principais corredores da cidade.
Para manter a qualidade da iluminação pública convencional e ornamental a Seinfra conta com 14 equipes para a manutenção da iluminação pública, que trabalham até as 23h30, sendo duas diurnas e oito noturnas. Entre os serviços realizados estão a troca de lâmpadas, de braços, reatores e cabos, além da instalação de postes.
População – A população pode auxiliar informando as equipes locais que estejam com lâmpadas queimadas através do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.
-
Texto: Ângela Costa
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
seinfra -
Tags
balanço da iluminação pública iluminação pública Mais de 26 mil solicitações seinfra