Integridade e Governança

SEIG recebe a visita do ministro do TCU e apresenta resultados do programa de integridade de João Pessoa

05/06/2023 | 15:00 | 650

O programa da Prefeitura de João Pessoa – Farol-, executado por meio da Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG), tem se destacado, no âmbito nacional, pela fomentação das boas práticas de integridade, governança e compliance. Em virtude disso, a SEIG recebeu a visita do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, na última quinta-feira (1), no Centro Administrativo Municipal, para conhecer de perto o trabalho da Secretaria.

O secretário da pasta, Kleber Marques destacou que o prefeito Cícero Lucena entregou ao ministro e a Rede Governança Brasil um relatório que aponta os resultados positivos que o Farol já começou a promover, como melhorias na integridade e na governança para as secretarias onde está sendo implantado.

“Nosso agradecimento especial sempre será ao prefeito Cícero Lucena, pela visão pioneira que teve e pela credibilidade no trabalho da SEIG, e ao nosso parceiro a RGB, por nos mentorar nesse processo. Agradecemos também a todas as secretarias que estão no processo de implementação do nosso Programa de Integridade, na pessoa da secretária América Castro, da Sedec, que foi a primeira a acreditar no nosso projeto”, pontuou Kleber Marques.

O gestor ressaltou ainda as palavras do ministro Augusto Nardes em sua palestra na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), sobre o pioneirismo de João Pessoa nas boas práticas de integridade e governança, as promovendo à uma política pública, através da Lei 14.787 de criação do Farol.

Pionerismo – O ministro Augusto Nardes ressaltou que uma organização que utiliza as ferramentas de integridade e compliance tende a manter-se sempre saudável e com excelente reputação perante toda sociedade. Além de pontuar sobre o pioneirismo de João Pessoa neste papel de norteador.

“O que acontece a partir de agora, com a assinatura do prefeito Cícero para a construção de um programa de integridade e governança, é que João Pessoa assume a liderança no Nordeste, como primeiro município a ter um programa de Integridade. E essa integridade só funciona se tiver uma boa governança. E João Pessoa dá o primeiro passo nessa liderança não apenas no âmbito regional, mas como sendo um modelo para todo Brasil. Gostaria de parabenizar o prefeito Cícero, o secretário Kleber e todo time da Prefeitura de João Pessoa, pelo trabalho que fizeram juntos e que é um exemplo de boas práticas para o país inteiro”, destacou o ministro.

Implementação na Saúde – Na oportunidade, foi iniciada a implementação do Programa de Integridade, Governança e Compliance de João Pessoa na Secretária de Saúde. A secretária executiva de Saúde, Janine Lucena, destacou a necessidade de se levar um programa como este para uma secretaria tão complexa.

“Com o Farol, nós vamos ter toda a análise do quadro situacional, será feito um raio x geral da Secretaria, analisando os riscos, para que, a partir daí, a gente possa tomar decisões mais acertadas, fazer o planejamento e acompanhar a execução. Não tenho dúvidas que a implementação do Farol só vai trazer benefícios reais, tanto na parte de fluxo de trabalho, como também no final, para os usuários, que é a nossa maior intenção”, detalhou.