Gestão em Compliance

SEIG entrega o Relatório de Integridade à Secretaria de Educação e Cultura

06/06/2023 | 08:30 | 564

Visando disseminar a cultura da ética, integridade, governança e obrigatoriedade de prestação de contas, com evidência no fortalecimento e aprimoramento da gestão de riscos, a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG), entregou, nessa segunda-feira (5), o relatório de Integridade da Sedec. Concluindo assim a segunda etapa de implantação do Programa de Integridade, Governança e Compliance do município (Farol), na Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Segundo o secretário da pasta, Kleber Marques, “Hoje estamos trabalhando no segundo pilar do programa de integridade na Secretaria de Educação, o mapeamento de riscos. O nosso programa tem oito pilares, o primeiro começa com a vontade do gestor. Mapeamos os riscos nas áreas que consiste em um diagnóstico, que começou em 2021. Nesse período, fizemos um inventário e mostramos para Educação um comparativo, com os resultados de percepção, detecção, investigação e monitoramento de riscos, para mostrar a evolução da Secretaria com a participação da SEIG. Para tanto, entregamos um relatório de integridade e um plano de ação, que a secretaria pode seguir, para mitigar seus riscos”, pontuou.

Mitigar Riscos – América Castro, secretaria de Educação do município, ressalta que, além das normas e regulamentos, é preciso adotar práticas preventivas e ações que visem mitigar riscos. O compliance vem justamente para proporcionar isso, trazendo mais segurança e transparência nos processos através de boas práticas.

“Com muita satisfação e alegria, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa recebeu os displays do Programa de Integridade concedidos pela Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG). Iniciamos a implementação desse Programa em março deste ano e após três meses, já estamos obtendo os bons resultados e reconhecimentos! Parabenizo o esforço de todos os profissionais da Secretaria de Educação. O Programa de Integridade é importante para nos dar um norte sobre nossos processos e nos auxiliar a sempre tornar transparentes os procedimentos dos trabalhos. Através da ajuda do SEIG, estamos promovendo uma cultura de integridade, para que continuemos a estar em conformidade com leis e demais atos normativos, e isso é ótimo para a saúde financeira e para a imagem institucional. Estamos trabalhando para fazer o melhor pela prefeitura, pelo servidor e pelo cidadão!”, finalizou.

Pioneirismo – De acordo com a diretora de Governança da SEIG, Tiene Borges, a SEDEC foi a primeira Secretaria a implementar o Programa de Integridade e Compliance a partir da diretoria administrativa financeira, que envolveu todas as áreas a esta vinculada.

“Entregamos o relatório de integridade na Secretaria de Educação e finalizamos a segunda etapa do levantamento, classificação e mapeamento de riscos. Apresentamos a matriz de risco e um plano de ação para mitigar o risco. Agradecemos o empenho de todos os servidores vinculados à diretoria administrativo-financeiras, que se empenharam e colaborar conosco para o cumprimento deste objetivo”, completou.