Integridade e compliance
SEIG discute comunicação, treinamento e políticas de monitoramento em workshop
11/06/2024 | 14:30 | 123
A comunicação íntegra promove confiança, credibilidade e evita conflitos no serviço público. Esse foi o tema do treinamento realizado pela Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG), em parceira com a Rede Governança Brasil (RGB), na manhã desta terça-feira (11). A capacitação ocorreu de forma remota, através da plataforma Teams.
O secretário da SEIG, Kleber Marques, ressaltou que o Programa de Integridade, Compliance e Governança da Prefeitura de João Pessoa – Farol, tem se destacado pelos resultados positivos obtidos. Destaque para a capacitação de mais de mil servidores, da criação da Política de Riscos do Município (Decreto 10.256), além da criação da Política Pública de Integridade no Município (Lei 14.787), o que faz de João Pessoa a primeira capital do Brasil a ter como política pública um Programa de Integridade.
Premiações – Em setembro de 2023, a Prefeitura de João Pessoa recebeu o prêmio de Melhor Programa de Integridade da América Latina, prêmio Diligent Latin America Awards 2023, que avalia os programas de Governança e Compliance, no Brasil e na América Latina. Também em setembro, Kleber Marques foi reconhecido como um dos 100 melhores Executivos de Compliance e Governança do Mundo, através do Prêmio Modern Governance 100, na categoria Risk & Strategy Advisor e, agora, o Prêmio RGB.
“As premiações são consequências de um trabalho inédito que está em desenvolvimento no Município. Um trabalho planejado e executado de forma a melhorar as entregas das políticas públicas e a qualidade do serviço público municipal”, destacou o secretário Kleber Marques.
Comunicação – Segundo Danila Duarte, consultora de compliance e palestrante da Rede Governança Brasil, a comunicação e os treinamentos promovem uma cultura de integridade e conformidade no serviço público.
“A comunicação e o treinamento são fundamentais para o sucesso de qualquer programa de integridade. Uma comunicação clara e transparente ajuda a disseminar normas, valores e políticas, garantindo que todos os servidores entendam suas responsabilidades e os padrões éticos esperados. O treinamento contínuo, por sua vez, capacita os agentes públicos a lidar com dilemas éticos, identificar e reportar irregularidades e cumprir as políticas estabelecidas. Esses elementos não só fortalecem a cultura de integridade, mas também aumentam a confiança da sociedade nas instituições públicas, melhorando a efetividade e eficiência dos serviços prestados”, pontuou.
Monitoramento – Geraldo Falcão, palestrante, consultor de compliance e membro da Rede Governança Brasil, destacou que a mentoria tem a finalidade de apresentar os desafios para se fazer um correto monitoramento do sistema de Governança, os cuidados, benefícios e resultados esperados.
“O monitoramento é parte fundamental do acompanhamento do sistema de governança, que visa observar o planejamento, implementação, resultados e correções do sistema de governança, como pauta fundamental de princípios de gerenciamento, o monitoramento é parte fundamental para a melhoria dos serviços públicos a sociedade de João Pessoa.”, finalizou.
Informações – Para saber mais sobre a SEIG, basta acessar os seguintes endereços eletrônicos:
Secretaria – www.joaopessoa.pb.gov.br/secretaria/seig;
Farol – www.joaopessoa.pb.gov.br/programas-e-projetos/farol;
Portal da Transparência – transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/boas-praticas/seig-farol.
-
Texto: Carolina Queiroz
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
seig -
Tags
capacitação Compliance e Governança programa de integridade Programa Farol Rede Governança Brasil SEIG workshop